Pages

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

As Aventuras de PI

 Deveria começar o texto com “Surpreendente!”, mas não irei fazê-lo, mas uma vez, como em tantas outras a destruição brasileira tira o brilho de um filme nessas adaptações medonhas nos títulos dos filme. 
Fui assistir “As Aventuras de PI” pensando literalmente em uma aventura, mesmo depois do trailer, e pra falar a verdade creio que 90% dos espectadores também buscavam uma aventura no cinema quando compraram seus ingressos...
Se você ainda não foi assistir “As Aventuras de PI”, esqueças as aventuras, no original, o filme recebe o titulo de “A Vida de PI”, e este titulo sim reflete tudo aquilo que o filme tem pra mostrar.
As Aventuras ao invés de A vida tira um pouco do tom espiritual que filme tem, acredito que esta tenha sido uma tentativa para aumentar as bilheteiras, mas ainda sim, preferiria o filme como "A Vida de PI"
A primeira boa credencial do filme é Ang Lee, depois de sucessos como “O Tigre e o Dragão” “Razão e Sensibilidade” e “O Segredo de Brokeback Montain”, Lee é brilhante em mais um filme, que a exemplo dos outros mostra que ele não tem uma linha a ser seguida, ele gosta de surpreender.
O filme começa dando a impressão de que não vai rolar, com cara de filme sem sentido (ainda mais para quem esperava pelas aventuras do tal PI... O filme é na verdade uma jornada espiritual. Mostra a tentativa de sobrevivência do garoto PI, em pleno oceano Pacífico, e com um elemento curioso, com um tigre dentro do seu bote.
Tudo começa quando os Pais de Pi, que eram donos de um Zoológico na Índia, decidem se mudar para o Canadá após perder o incentivo da prefeitura local, levam consigo os animais do Zoológico para vende-los no Canadá e reconstruírem suas vidas, mas o navio que os levavam, sucumbe ante a uma tempestade e naufraga, Pi porém sobrevive em bote com uma Zebra, uma Orangotango, uma Hiena e um Tigre-de-Bengala carinhosamente chamada de Richard Packer. A Hiena mata a Zebra e a Orangotango, o Tigre mata a Hiena, e eis que a incrível jornada de Pi é acompanhada apenas pelo Tigre... Como eu disse, não esperem por aventuras transcendentais, esse não é o objetivo do filme, ele é muito mais uma viagem espiritual...
Não vou contar toda a história para não perder a graça, mas a tentativa de sobrevivência de Pi é realmente incrível... É claro que ele sobrevive, afinal de contas não teríamos o filme caso ele não sobrevivesse, mas o filme ao seu final nos deixa uma indagação difícil de ser respondida, mas você terá que assistir o filme pra saber do que estou falando.
O filme é brilhante, como uma história que cativa pela nossa necessidade de torcer para Pi ou para Richard Packer, ou para os dois, mas tenho que confessar que o mais fantástico do filme é a fotografia... Primeiro filme em 3D de Ang Lee e ele não deixou por menos... As cenas em que mostrava do alto o bote, hora com o mar calmo, hora com estrelas, hora com aguas vivas dançando são um espetáculo a parte que nos faz sentir uma verdadeira imersão no filme.
Não recomendo o filme para quem gosta de filmes modistas, não, apesar do lançamento com uma grande blockbuster, o filme é daqueles pelos quais podemos chamar o cinema de arte, é um filme para ser apreciado, principalmente pela sua bela fotografia, é um filme que lhe exige uma pequena entrega espiritual para ver sentido em tudo, portanto, se quer filme da moda talvez seja melhor ir na sala ao lado, pois As Aventuras de Pi é uma jornada da alma que pode não te encantar, se o que você busca é uma grande aventura cheia de magia...
Mas sabe de uma coisa, se fosse você assistira mesmo assim...
Termino portanto com o meu SURPREENDENTE!  Eu realmente me surpreendi, fui para o cinema esperando por uma coisa e encontrei outra, mas valeu muito a pena!




quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

O Impossível



Quem não se lembra da tragédia que abateu a Tailândia após o natal de 2004? O Filme “ O Impossível” narra a história real de uma família que sobreviveu a essa tragédia.
Na verdade fui assistiu ao filme sem nenhuma expectativa, na verdade nem o trailer eu havia assistido, foi meio que no susto, estava no shopping, e o filme que eu queria assistir, “O Hobit” só iria passar as 21h30, seria muita tarde, e então entre as opções que restaram estava, “O Impossível”, após ler a release achei que devia assistir, e não, não me arrependi.
O filme é drama do inicio ao fim, afinal de contas, sobreviver aquele Tsunami é o maior drama que uma pessoa pode sobreviver, e no caso do filme, uma família inteira. Após a primeira onda, a mãe e o filho se encontram, e buscam lutar pela sobrevivência, quando vem a segunda onda, e tudo parece perdido, os dois se reencontram...
Alias o filme mostra muitos encontros e desencontros, nem parece história real, tudo bem que podem ter fantasiado a realidade para a dramatização do filme, mas creio que o objetivo principal do filme foi alcançado, mostrar que o “O Impossível” de fato não existe, até porque se existisse, o filme não passaria de uma ficção.
Não recomendo as pessoas muito emotivas, o filme muito provavelmente vai lhe arrancar algumas lágrimas se você for deste tipo de pessoa, o filme mostra a superação do ser humano ao limite, com cenas de cortar o coração.
Falando em cena, ver aquela onda chegando dá uma sensação muito ruim, parece que está tudo muito perto, acho que isso é o ruim de ver filmes que falam de tragédias reais, é você saber que por mais absurdo que seja aquilo que você está assistindo, aquilo foi real.
Recomendo para quem gosta de filmes que tratam de histórias reais e pessoas que suportam ver o sofrimento humano numa boa...
Devo confessar que durante o filme, ficava pensando que se fosse eu no lugar deles, acho que não teria resistido...
Para quem ainda pretende ver, bom filme!



2012 – O Ano Que Meu Blog Saiu de Férias

 Foto: Marcelo Terraza

2012 definitivamente não foi o ano do meu blog, depois de dois anos muito bons para o blog, algumas mudanças na minha vida pessoal e profissional, fizeram com que o blog ficasse adormecido, 2012 o blog tirou férias forçadas, prova disso estão nos números, em 2010, em 236 dias foram nada menos que 293 publicações, 1,24 publicações por dia, quase que uma publicação a cada 19 horas. Já em 2011 o número de publicações até diminuíram se comparada com o ano anterior, foram 305 publicações, mas neste caso em um ano inteiro, 365 dias, uma publicação a cada 1 dia 5 horas.
Já em 2012 foram apenas 25 publicações até hoje, faltando 5 dias para o ano acabar, isso dá em média, uma publicação a cada 14 dias e meio.
Mas pra mim, de forma geral 2012 foi um grande ano, diria até que o melhor ano de todos os meus 30, pena não ter relatado aqui cada um destes momentos, pois foram muitos e marcantes.
No campo profissional, assumi a coordenação do curso de Informática e Informática para Internet na ETEC Sylvio de Mattos Carvalho, o que me tirou grande parte do tempo que antes ficava disponível ao blog.
Não vou fazer promessas de que em 2013 tudo será diferente, isso fica para as resoluções de ano novo. Eu gostaria muito de poder voltar a ativa como nos dois primeiros anos do blog, voltar a ter muitas visitas, mas infelizmente querer não é poder, e eu até prevejo que a coisa deve mesmo continuar como está.
Em 2013, como não terei férias em Motuca, já que o prefeito decidiu não dar férias para ninguém, então não tenho nada de planos para as férias, depois de três anos com muita coisa boa pra contar das férias, desta vez terei que me contentar em ficar em casa.
2013 se vai com gostinho de quero mais, muitas revoluções ocorreram em 2013, e embora não tenha relatado nada nessas longas férias do meu blog, muita coisa boa aconteceu. Não fui tanto no cinema quanto nos anos anteriores, mas também não fiquem sem ir. Ah importante de se dizer, conclui o segundo ano do curso de pedagogia, agora só falta mais dois, embora o desanimo acaba batendo forte de vez enquanto, chegar no meio do caminho dá quase uma certeza de não poder parar mais, mas quem sabe, nada é para sempre.
Em 2013 também tive endereço novo, tive até caixa postal, pois sabe-se lá porque, os correios não atendente a minha rua, ele passa na rua de baixo mas não pode passar na rua da minha casa, que deve ter no máximo umas 10 casas... E se vocês pensam que não reclamei disso, reclamei sim, mas os Correios alegam falta de pessoal, e que estavam incluindo minha rua na lista de pendencias, mas não poderiam dizer quando eu seria atendido... Fazer o que?
Bom, não vou me prolongar não, resolvi escrever este post pra ver se crio coragem de escrever outros, sinto muita falta disso, e vou tentar me empenhar mais, não vou prometer, mas vou tentar.

 
 
Analder © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting