Pages

sábado, 26 de fevereiro de 2011

TOP 10 – Os 10 Melhores Perdedores do Oscar


 

Não, não estou aqui pra falar das Injustiças da Academia na entrega do Oscar, afinal se eles decidem dar a estatueta para um para outro nós meros mortais não podemos fazer nada a respeito, mas é que como ontem foi publicado o TOP 10 dos melhores ganhadores, resolvi então postar os 10 melhores perdedores.
Confesso que montar essa lista foi um tanto quanto difícil, quando me deu a idéia de fazer isso não achei que seria tão difícil, afinal, pegaria os últimos 20 anos de Oscar, com 19 anos com 4 perdedores e mais um com 9, seriam 85 candidatos, tirar uma lista de 10 seria moleza! Ledo engano, comecei a perceber que quase não assisti os filmes que foram indicados ao Oscar mas não o venceram,.
Mas enfim, depois de listar os 85 filmes comecei a eliminar os que não havia assistido, e logo em seguida aqueles que até me lembrava de ter assistido mas não lembrava de absolutamente nada da história do filme, então restaram apenas 19, que ficaram dispostos assim:


1º Avatar
Ah é claro, todo mundo que me conhece já sabia que este filme encabeçaria esta lista, afinal, nunca vi uma injustiça tão grande como a de 2010, ok, eu sei, eu ainda não assisti Guerra ao Terror para poder dar um parecer definitivo, mas sinto que não preciso disso. James Cameron revolucionou o cinema com Avatar, tal qual fez com Titanic. É Fato que alguns filmes marcam era no cinema, e na minha opinião das eras recentes temos a retomada do cinema com Titanic, o novo cinema de efeitos especiais com Matrix, e agora a era que iniciou no final de 2009, a revolução do cinema 3D com Avatar, tudo bem que Matrix apesar de mudar a cara do cinema também não levou estatueta, alias nem indicação de melhor filme, mas eu carregarei sempre comigo a certeza de que Avatar merecia mais do que nenhum outro filme aquele Oscar, e depois, ainda que não fosse Avatar, tenho certeza que Um Sonho Possível ou mesmo Preciosa merecia mais do que um filmezinho de patriotas enfraquecidos pela queda de um símbolo!

 2º O Segredo de Brokeback Mountain (2006)
Não, eu não acho que tenha sido uma grande injustiça como no caso de Avatar, quando Brokeback concorreu ao Oscar talvez estivesse no lugar errado no momento errado, eu de fato concordo que a coragem de Brokeback de trazer para as telas um amor homossexual era digna de Oscar, sei que aqui muita gente vai virar a cara pra dizer que foi um filmizinho para gay assistir, mas quem assistiu o filme sabe que muito mais do que o relacionamento gay dos cowboys o filme traz como pano de fundo uma discussão que poucos ousaram a levantar com tamanha sensibilidade, no filme para quem assistiu talvez se lembre da cena em que a esposa vê o marido com o outro, esta talvez fossem uma das melhores cenas do cinema que já assisti, ok, ela perderia pra cena do tiro na menina de Crash. Alias o que me conforta é que no ano em que Brokeback perdeu o Oscar, quem venceu foi Crash no Limite, e quem viu a lista de ontem sabe esse sim foi o melhor filme que já assisti. Brokeback ousou falar de um tema polemico como se ele não fosse polemico, para mim este foi o brilhantismo do filme.

Um Sonho Possível (2010)
Ok, definir terceiro e quarto foi difícil, para mim poderia estar na ordem inversa que não faria muita diferença, ambos são ótimos filmes. Eu chorei em Um Sonho Possível, tudo bem que isso não é novidade, eu choro em quase todos, mas Um Sonho Possível é daqueles filmes que te fazem refletir muito sobre a vida, Sandra Bullock foi simplesmente fenomenal neste filme, é claro que preciso relembrar a atuação dela em Crash também, mas aqui em Um Sonho Possível ela deu tanta vida a personagem que fez todo mundo se apaixonar pelo filme. A história do filme ajudou muito é claro, e olha que trata-se de uma história real, alias histórias reais são sempre boas, porque será?

Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento(2001)
Já que estávamos falando de histórias reais e boa interpretação, Erin Brockovich tem tais ingredientes, Julia Robets tal qual Sandra Bullock por Um Sonho Possível levou o Oscar de melhor atriz por sua brilhante interpretação. Ver uma mulher batalhadora como Erin Brockovich foi muito bom, principalmente porque nos abre os olhos para tantas outras histórias que ficam perdidas pelo mundo. Histórias de lutas, muitas vencidas, mas muitas perdidas também.
 
À Espera de um Milagre (2000)
Já assisti algumas vezes este filme, e sempre tenho vontade de assistir de novo, sempre acho que vale a pena. Quem está acompanhando a lista deve ter notado que tenho uma leve queda por filmes dramáticos, é verdade, mas outra coisa que marcam os filmes citados até aqui são as boas atuações, neste Tom  Hanks foi brilhante o chefe de policia responsável pela execução de John Coffey. O filme mostra que muitas vezes nossos pré julgamentos nos torna seres inferiores, sabe quando vejo este filme sempre fico a pensar nas inúmeras vezes que pessoas são acusadas inocentemente, e no caso dele, tudo o que ele pretendia era ajudar. Ao final John Coffey  já na suportava mais aquela vida, e fez  compreender que as vezes a vida pesa demais aos ombros de quem só busca o melhor para todos.

O Sexto Sentido(2000)
Eu vejo gente morta! Sabe que eu nem sabia que O sexto sentido havia sido indicado para o Oscar? Acho a montagem do filme sensacional, é claro que ele perde quase toda a graça quando se assiste pela segunda vez. Fala sério quem não ficou alguns segundos a se perguntar: Será que poderia ser verdade? Depois do final do filme. O filme foi brilhante, não da pra negar, e tratou do tema com delicadeza, não foi aquela de fazer todo  mundo ter medo de espíritos, que me lembre agora foi a primeira vez que os espíritos foram mostrados não como alguém querendo o mal dos outros, mas sim em busca do seu próprio bem.

Um Sonho de Liberdade(1995)
Nunca vou me esquecer daquela parte que diz que “A salvação esta ai dentro” não me lembro se era com essas palavras, mas enfim, a intenção era essa. Tudo bem que é um filme até antigo sem grandes atrativos, mas eu tenho cenas deste filme na cabeça, como o momento em que ele consegue fugir e abre os braços na chuva. Persistência é a palavra de ordem no filme, e quando persistência e sonho aprecem juntos numa única história só pode dar bons resultados!

O Curioso Caso de Benjamin Button (2009)
Só vi esse filme recentemente, mas meu deveria ter visto antes, inclusive escrevi um post sobre uma pequena reflexão sobre o tempo aqui no blog que falava sobre o filme, esse lance das coisas ocorrerem ao contrario... Benjamin nos faz refletir sobre a vida, sobre quem somos e sobre quem queremos ser, e essa reflexão é que faz o filme ser assim tão bom, tenho certeza que todo mundo que viu o filme sentiu bem lá no fundo que as coisas fossem assim, mas se pararmos para refletir melhor, da forma como está já está perfeito.

Preciosa (2010)
Preciosa concorreu ao Oscar contra outros 2 titãs que aparecem aqui na primeira e terceira posição, então nem dá pra dizer que foi injusto não ter levado a estatueta, mas é preciso dizer que a sua indicação foi merecida. Sabe é daqueles filmes tapa na cara, gosto de coisa assim, sabe que nos leva a reflexão sobre nossa própria vida. O filme é triste demais, talvez o mais triste que eu tenha assistido nos últimos anos, quando você acha que a história está no fim eles soltam mais uma bomba.

10º Pequena Miss Sunshine (2007)
Talvez muitos descordem de mim por essa lista, e escolher o ultimo dentre os que ficaram de fora foi tarefa difícil, principalmente com o Babe, Gênio Indomável e O senhor dos anéis ficando de fora, mas senhor dos anéis acabou levando um Oscar então valeu a pena, já figurou na minha lista de ontem, então já viu. Bom mas a decisão foi tomada e vou dizer porque, gosto de persistência, de sonho, e Miss Sunshine esses dois ingredientes de sobra, sabe ver uma família vencendo todos seu drama familiar para manter um sonho de uma garotinha (sonho este do qual nem eles acreditavam) é bárbaro, já vale a pena. Levei muito tempo para assistir o filme, talvez por preconceito, o cartaz num chamava muita atenção, mas fui realmente surpreendido pelo filme quando o assisti, talvez por isso, mais do que os outros filmes, eu acho que ele deveria aparecer nesta lista, assim quem não o assistiu por preconceito talvez resolva assistir.

Os filmes que ficaram de fora desta lista, apesar de compor a lista dos 19 que assisti, por ordem decrescente do lançamento são: Milk - A Voz da Igualdade(2009), Munique (2006), O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2003), O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2002), A Vida É Bela (1999), O Resgate do Soldado Ryan (1999), Além da Linha Vermelha (1999), Gênio Indomável (1998), Babe - O Porquinho Atrapalhado (1997).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Analder © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting