Não tenho dado muito as caras aqui no blog, isso porque o
tempo tem sido escasso, mas a exemplo da ultima postagem, algumas atitudes de
algumas empresas merecem ter um post, afinal eu que preso pelo respeito e pela
qualidade no atendimento ao cliente, não poderia deixar de escrever um post que
servisse de alerta para outros clientes.
Recentemente comprei através do Shopping Credicard, que na
verdade a compra é efetuada pelo site Compra Fácil, dois ventiladores, à época
estava concluindo minha casa, e precisava destes ventiladores, fiz a compra e
aguardei os produtos chegarem, ao abrir as caixas percebi algo de estranho, as
embalagens originais estavam todas amassadas, e muito, mas muito sujas e ao
abrir a caixa a surpresa (ou decepção) foi maior ainda, os produtos, ambos
apresentam indícios de uso, os fios estavam descascados e amassados, as pás
continham riscos, o motor apresentava marcas de passa de concreto, enfim, era
evidente que aquele produto já havia sido usado.
Procurei portanto a empresa no uso dos direitos que me
confere o código de defesa do consumidor, o de desistir de compras feitas pela
internet no prazo de 7 dias da entrega, e solicitei o cancelamento da compra.
Agora, há poucos dias recebi do mesmo Shopping Credicard um
vale presente (de grego) no valor de R$50,00, ainda meio duvidoso com a atitude
da outra compra, resolvi relevar o erro, visto que em outras oportunidades tudo
correu bem, e aproveitando uma oferta de um Blu Ray player, resolvi apostar e
fazer uma nova compra...
A compra chegou e... Para minha surpresa (ou decepção), a
caixa original da LG estava violada, estava rasgada e a fita original da LG rompida,
ou seja, aquele produto havia sido aberto antes de me enviarem, já meio
ressabiado e depois de fotografar a caixa por todos os ângulos, resolvi então
abrir pra conferir, dentro, mais indícios de uso, os cabos e controle estavam
fora de saquinho (nunca comprei um produto novo em que cabos e controles não
viessem dentro de sacos plásticos), e não apresentava as pilhas do controle
(coisa comum em eletrônicos), e o aparelho possuía marcas visíveis, mostrando
que provavelmente havia sido limpo com um pano úmido, ainda sim resolvi testar
o aparelho, e para a minha decepção (já não era mais surpresa) ele não
funcionou! Vale ressaltar que o produto apresentava a tomada no padrão antigo,
padrão este abolido desde julho de 2011.
Ok, todos vão dizer que errar é humano, mas cá entre nós,
duas vezes com o mesmo cliente é no mínimo burrice não é não?
Usando os direitos que o código de defesa do consumidor me
garante, procurei o Compra Fácil para mais uma vez solicitar o cancelamento da
compra e foram iniciados os tramites para o mesmo, havendo apenas como problema
o lance deles dizerem que vão analisar se vão cancelar a compra ou fazer a
troca por vale compra, mas convenhamos, quem numa situação como a minha iria
querer um vale compras...
Mas o fato que mais me espantou foi que após fazer
reclamações sobre o desrespeito com o cliente na pagina do Compra Fácil no
facebook, eles simplesmente excluíram minhas postagem e me bloquearam,
impedindo minha liberdade de expressão, ou seja, só permitem elogios em suas
páginas, assim fica fácil parecer uma empresa que trata bem seus clientes.
Ontem por conta deste ocorrido, decidi fazer uma reclamação
no site reclame aqui (Clique Aqui para ler), hoje pela manhã entraram em contato comigo dizendo que a compra seria
cancelada e o problema seria repassado ao departamento responsável pelo
facebook, ou seja, minha principal reclamação ainda não tinha resposta.
Como pode uma empresa do porte da Hermes tomar esse tipo de
atitude contra seus clientes? Será que não prezam pela liberdade de expressão,
será mesmo que não estão preparados para ouvir as verdades sobre seu péssimo
atendimento aos clientes? Me parece que algumas empresas se esquecem que sua
principal razão de ser é o cliente.
Fica aqui minha nota 0 para o grupo Hermes, o Compra Fácil e
principalmente o Shopping Credicard, que por se tratar de da junção de duas
marcas deveriam prezar melhor pelos valores das empresas.
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