Pages

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

As Aventuras de PI

 Deveria começar o texto com “Surpreendente!”, mas não irei fazê-lo, mas uma vez, como em tantas outras a destruição brasileira tira o brilho de um filme nessas adaptações medonhas nos títulos dos filme. 
Fui assistir “As Aventuras de PI” pensando literalmente em uma aventura, mesmo depois do trailer, e pra falar a verdade creio que 90% dos espectadores também buscavam uma aventura no cinema quando compraram seus ingressos...
Se você ainda não foi assistir “As Aventuras de PI”, esqueças as aventuras, no original, o filme recebe o titulo de “A Vida de PI”, e este titulo sim reflete tudo aquilo que o filme tem pra mostrar.
As Aventuras ao invés de A vida tira um pouco do tom espiritual que filme tem, acredito que esta tenha sido uma tentativa para aumentar as bilheteiras, mas ainda sim, preferiria o filme como "A Vida de PI"
A primeira boa credencial do filme é Ang Lee, depois de sucessos como “O Tigre e o Dragão” “Razão e Sensibilidade” e “O Segredo de Brokeback Montain”, Lee é brilhante em mais um filme, que a exemplo dos outros mostra que ele não tem uma linha a ser seguida, ele gosta de surpreender.
O filme começa dando a impressão de que não vai rolar, com cara de filme sem sentido (ainda mais para quem esperava pelas aventuras do tal PI... O filme é na verdade uma jornada espiritual. Mostra a tentativa de sobrevivência do garoto PI, em pleno oceano Pacífico, e com um elemento curioso, com um tigre dentro do seu bote.
Tudo começa quando os Pais de Pi, que eram donos de um Zoológico na Índia, decidem se mudar para o Canadá após perder o incentivo da prefeitura local, levam consigo os animais do Zoológico para vende-los no Canadá e reconstruírem suas vidas, mas o navio que os levavam, sucumbe ante a uma tempestade e naufraga, Pi porém sobrevive em bote com uma Zebra, uma Orangotango, uma Hiena e um Tigre-de-Bengala carinhosamente chamada de Richard Packer. A Hiena mata a Zebra e a Orangotango, o Tigre mata a Hiena, e eis que a incrível jornada de Pi é acompanhada apenas pelo Tigre... Como eu disse, não esperem por aventuras transcendentais, esse não é o objetivo do filme, ele é muito mais uma viagem espiritual...
Não vou contar toda a história para não perder a graça, mas a tentativa de sobrevivência de Pi é realmente incrível... É claro que ele sobrevive, afinal de contas não teríamos o filme caso ele não sobrevivesse, mas o filme ao seu final nos deixa uma indagação difícil de ser respondida, mas você terá que assistir o filme pra saber do que estou falando.
O filme é brilhante, como uma história que cativa pela nossa necessidade de torcer para Pi ou para Richard Packer, ou para os dois, mas tenho que confessar que o mais fantástico do filme é a fotografia... Primeiro filme em 3D de Ang Lee e ele não deixou por menos... As cenas em que mostrava do alto o bote, hora com o mar calmo, hora com estrelas, hora com aguas vivas dançando são um espetáculo a parte que nos faz sentir uma verdadeira imersão no filme.
Não recomendo o filme para quem gosta de filmes modistas, não, apesar do lançamento com uma grande blockbuster, o filme é daqueles pelos quais podemos chamar o cinema de arte, é um filme para ser apreciado, principalmente pela sua bela fotografia, é um filme que lhe exige uma pequena entrega espiritual para ver sentido em tudo, portanto, se quer filme da moda talvez seja melhor ir na sala ao lado, pois As Aventuras de Pi é uma jornada da alma que pode não te encantar, se o que você busca é uma grande aventura cheia de magia...
Mas sabe de uma coisa, se fosse você assistira mesmo assim...
Termino portanto com o meu SURPREENDENTE!  Eu realmente me surpreendi, fui para o cinema esperando por uma coisa e encontrei outra, mas valeu muito a pena!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Analder © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting