Pages

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O Museu do Ipiranga – Férias 2012




Conhecer o  Museu Paulista da USP, o Museu do Ipiranga, era sem dúvidas o meu maior sonho de infância, mas eu já o havia realizado, se não me engano em 2006 quando fui visita-lo com as crianças do Projeto SOS Bombeiros do Núcleo Assistencial Espírita Edo Mariani, mas desde então sempre ficou aquela vontade de voltar, e foi lá a minha primeira escala dos passeios realizados nessas minhas férias de mochileiro.
Desta vez fui de trem, desci na estação Ipiranga e segui a pé, nada muito longe, mas aos preguiçosos de plantão um aviso, também não é muito perto não, mas vale a pena a caminhada, saído da estação, pega uma avenida reta que dá lá no museu.
Não preciso falar muito sobre a beleza do museu, acho que as fotos falaram mais do que eu, eu particularmente acho aquele prédio fantástico.
É uma pena não poder fotografar  lá dentro, pois por dentro a arquitetura é tão espetacular quanto de fora, O conteúdo do acervo é também de se admirar, para quem gosta de coisa antiga, é sem duvida um prato cheio. Acho espetacular aquela escada onde tem as aguas dos principais rios brasileiros, na ocasião a água do rio Amazonas não estava lá, estava emprestado para uma exposição fora do país, não me recordo agora onde.
Mas é sem duvidas, a obra de Pedro Américo “Independência ou Morte” exposto no são nobre do museu paulista, a obra mais impactante do museu, a tela  mede 7,60 x 4,15 m e retrata a cena do Grito da Independência, é claro que a cena não foi daquele jeito embora a história conta assim, mas o que vale é admirar a beleza da obra.
Na praça do museu ainda se encontra a casa do grito, uma casinha simpática próxima ao riacho Ipiranga, que conta a história era parada para descanso de pessoas que viajavam para Santos.
Além da casa do grito tem ainda o Monumento da Independência, do lado oposto ao museu, o monumento é grandioso, cheio de estatuas, lindo, e eu é claro não perdi a oportunidade de dar um beijo em um dos bichos do monumento, repetindo o feito de 2006.

Abaixo as fotos do Museu do Ipiranga nesta minha visita:











 

Um comentário:

  1. gostaria de saber se o "Museu do Ipriranga" tem mais conteúdo do que o "Museu Catavento" ?
    grato : Ytz'chack

    ResponderExcluir

 
Analder © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting