Pages

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Feliz dia do Amigo


Foto: Sanja Gjenero

Hoje é dia de comemorar o dia do Amigo, mas na verdade o dia do Amigo é todos os dias, afinal amizades, nascem, renascem, se encontram, desencontram e se reencontram a todo instante, então reservar um único dia do ano para este fim é muito pouco.
Na verdade amizade de verdade é algo raro de se encontrar, até porque uma verdadeira amizade leva-se anos para lapidar, e por isso aos poucos fomos nos acostumando a chamar todas as pessoas que gostamos, de amigo, ainda que seja apenas um candidato ao cargo, até porque, só de ter alguém onde cultivar uma grande amizade já é algo sensacional.
A amizade é talvez um estado de espírito, mas um estado de espírito compartilhado, já que não há amizade de verdade se ambos os envolvidos no relacionamento não estiverem dispostos a se entregar de verdade, amizade é entrega, por mais que não pareça, ou você acha mesmo que é agradável atender o telefone as 2 da madrugada para ouvir uma pessoa contando sobre seus problemas?
Ter amigo é muito mais do que ter com quem sair no sábado a noite, ter um amigo é ter alguém pra ficar com você em todos os momentos, principalmente os ruins, uma amizade de verdade não o será até que tenha passado pela provação da dor  de algum dos lados envolvidos.
Amigo verdadeiro não é aquele que estende a mão pra lhe ajudar a levantar simplesmente, isso qualquer um que esteja passando por ali o poderá fazer, amigo de verdade é aquele que lhe faz enxergar a pedra que o fez cair, para só depois de levantar, ainda que você demore dias para enxergar a tal pedra.
Não vou continuar aqui a falar sobre o que é um amigo para não parecer repetitivo, amigo é aquele que você bate o olho e diz: “Fui com a tua cara” e pronto!
Para encerrar um soneto de Vinicius de Morais

Soneto do amigo
Vinicius de Moraes


Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...


A todos os meus amigos, feliz dia dos amigos!
Para aqueles que ainda não o são, fica o convite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Analder © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting