Eis que venho revelar o que todo mundo estava querendo saber, com um pouco de atraso, é claro, o Tema do Vestibulinho 1º Semestre 2011:
“O Esporte como expressão da Cidadania e a importância dos exercícios físicos para mantermos o equilíbrio do corpo e da mente”
É incrível a quantidade de pessoas que procuraram pelo tema do vestibulinho, antes do vestibulinho, como se realmente fosse a coisa mais fácil de se encontrar no Google. Alguns ainda procuravam por “possíveis temas”, mas houve até quem procurou por “questões e respostas do vestibulinh”. É claro que estou analisando sob a minha ótica, mas existem diversas outras interpretações para estas pesquisas, mas enfim, o tema do vestibulinho não é algo divulgado, mesmo nós do Centro Paula Souza só descobrimos o tema no dia da prova, depois até que os alunos.
Mas o que as pessoas precisam entender é que entender tudo sobre o tema não lhe garante bons resultados no vestibulinho, mesmo o melhor dos esportistas, pode não ir bem no vestibulinho com tema sobre esporte.
Vejamos como exemplo a primeira questão da prova:
Desde outubro de 1996, os Jogos dos Povos Indígenas são realizados, em diversas odalidades, com a participação de etnias de todo o Brasil. Uma dessas modalidades é o arco e flecha em que o atleta tem direito a três lances contra um peixe desenhado num alvo, que fica a 30 metros de distância. Ao preparar o lance, percebe-se que o atleta mira um pouco acima do alvo. Isso se deve à
(A) baixa tecnologia do equipamento, já que não possui sistema de mira adequado.
(B) ação da gravidade que atrai a flecha em direção à Terra.
(C) inadequada percepção do tamanho do alvo, por conta da distância.
(D) rotação da Terra que modifica a trajetória da flecha.
(E) baixa energia potencial armazenada pela corda.
Não precisa entender nada sobre arco e flecha para saber que se aponta a flecha para cima por causa da lei da gravidade, a lei da gravidade é um conteúdo ensinado no ensino médio, e nas aulas de ciências, não de educação física.
As questões das provas do vestibulinho da ETEC são construídas de forma diferente, tanto é que as questões não estão divididas por matérias como português, matemática, ciências etc., elas são divididas por critérios, sendo eles:
- C1 - aplicar conhecimentos desenvolvidos no ensino fundamental para compreensão da realidade e para resolução de problemas;
- C2 - analisar criticamente argumentos apresentados nas questões;
- C3 - avaliar ações e resoluções de acordo com critérios estabelecidos;
- C4 - reconhecer e relacionar diferentes formas de linguagens, abordagens e técnicas de comunicação e expressão;
- C5 - interpretar crônicas, poesias, charges, tabelas, gráficos, mapas e outras formas de representação e/ou imagens;
E para quem conseguir uma vaga, pode começar a se acostumar, porque no decorrer da sua vida acadêmica dentro de uma ETEC você será avaliado de forma diferente do que você está acostumado, porque na ETEC o ensino é baseado em Habilidades e Competências, mas isso você só vai entender quando começar, você vai perceber que não há notas de 0 à 10, as menções dentro das ETEC são MB (Muito Bom) quando o aluno demonstra pleno domínio do assunto tratado, superando assim as expectativas, B (Bom) quando o aluno demonstra conhecimento sobre o assunto tratado, conseguindo absorver o que era pretendido, R (Regular) quando a aluno consegui absorver parte considerável do conteúdo e domina pelo menos o necessário, I (Insatisfatório) quando por algum motivo, o desempenho do aluno não atendeu as expectativas, necessitando assim de rever o conteúdo apresentado.
Aos novos membros da família ETEC sejam todos bem vindos, a escola estará de portas abertas para você, e ficaremos muito feliz e fazer parte da sua vida. Bom, mas só no dia 13 conheceremos o nome dos nossos novos familiares, até lá, vale ter esperança, e caso não tenha sido desta vez, não desanime, lembrem-se que a persistência é o caminho do êxito.
Boa Sorte a todos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário