Pages

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Eduardo & Monica – O Filme



O recente filme publicitário da Vivo com a Musica Eduardo & Monica da Legião Urbana tomou rapidamente as redes sociais, e não demorou muito para que surgisse também a questão de plágio, ok, que é uma coincidência muito grande, isso não dá pra negar, mas o que não dá pra negar também é que qualquer comercial usando a música teria a o mesmo apelo, o mesmo “roteiro” afinal o que a O2 foi simplesmente dar vida a uma música que há tempos está no imaginário de muitas gerações, acho deprimente ver que o vídeo está nos TT’s muito mais por conta da suspeita de plágio do que pela por sua beleza.
Ver um link intitulado “Eduardo & Monica – O Filme” é sem dúvida uma fonte de acessos, não que todo mundo queira ver uma propaganda da Vivo para o dia dos Namorados, isso não, claro que não, eu jamais teria clicado no link se tivesse a palavra Vivo no meio do link, o que fez o vídeo tornar-se viral foi sem dúvida a vontade que todo mundo tem de ver a música transforma-ser num filme de verdade, daqueles que a gente vai no cinema assistir e sai de lá encantado, o que não falta para a música tornar-se um filme é potencial.
Polêmicas a parte, se considerarmos o vídeo um plágio correremos o risco de ver coisas que não surtiram efeito no passado ficando dentro de gavetas, pense bem, alguém ai já tinha visto o vídeo da ATL antes do vídeo da Vivo? Eu para ser honesto nem sabia o que era ATL, o que a O2 e a Vivo fizeram foi ressuscitar um casal que nunca sai do imaginário de uma geração inteira, Eduardo & Monica com seus 25 anos, éembalou muitas histórias de amor, dizer que o Vídeo da Vivo é um plágio é o mesmo que dizer que centenas de “amores” são plágios uns dos outros, ou será que cada romance tem um “roteiro” diferente? Pra mim são quase todos iguais, só mudam os personagens!
Considerar o vídeo Plágio é o mesmo que dizer que nunca mais ninguém poderá criar mais nada com a música Eduardo & Monica porque um dia uma tal ATL resolveu criar uma propagada com a música, e diga-se de passagem, na versão da ATL a música nem mesmo está na voz do inesquecível Renato Russo, só ai ela perdeu todo o seu valor enquanto poesia!
É claro que não dá pra julgar a questão de beleza estética dos filmes, o da Vivo é infinitamente superior ao da ATL, mas também passaram-se 10 anos, era mesmo de se esperar que fosse melhor, é como assistir a  um remake de um filme, em questão de tecnologia, o remake será obviamente superior ao do passado, ou alguém ai vai querer me dizer que preferiu assistir Ti-Ti-Ti em 1985 do que agora em 2011 em Alta Definição? Sim estamos falando de duas novelas completamente diferentes, mas em qualidade estética com certeza a versão em HD é infinitamente superior, até concordo que digam que em poesia a versão de 1985 foi melhor, eu não assisti a versão de 1985, e também não assisti a versão de 2010/2011 mas tenho certeza que a versão Digital em HD agradaria muito mais os meus olhos do que a versão Analógica.
No caso da Vivo com a ATL, é possível afirmar que tanto em poesia quanto em tecnologia, o filme da Vivo é Infinitamente superior.
Você que está usando o Windows nesse momento está usando talvez um dos maiores “plágios” da humanidade e nunca se incomodou com isso, acha mesmo relevante julgar a Vivo por plágio neste momento? A Informática só se revolucionou graças a alguém copiar algo de alguém, e nem dá pra dizer que foi de fato plágio, afinal o que se copiou foi a idéia, o conceito, para mim plágio é quando você usa exatamente o que a outra pessoa criou como se você tivesse criado!
Abaixo os dois vídeos polêmicos:

Eduardo & Monica – O Filme (Vivo)


Eduardo e Mônica – ATL



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Analder © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting