Pages

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Hoje é o Grande Dia – Jubileu de Prata



Sei que para muitos a data é comum, para muitos ver a escola completar 25 anos é tão comum quanto ver uma pessoa completar 25 anos, mas para nós que somos a escola (professores e alunos) participar da festividade de comemoração aos 25 anos é antes de mais nada um privilégio, até porque ao participar desta comemoração você está automaticamente inserido no Jubileu de Ouro.
Fico aqui imaginando como a escola estará daqui 25 anos, quando então comemorará o seu Jubileu de Ouro?
Tudo estará diferente é claro, talvez o conceito de escola como temos hoje já nem exista mais, mas de alguma forma, a escola estará lá!
Dos 25 anos atuais da escola participei de 5 anos, sendo 1 ano e meio como aluno e 3 e meio como professor, e posso afirmar que neste período entre 2002 e 2011 do qual eu participei da escola os conceitos mudaram, até porque minha ótica em relação a escola mudou.
Enterrar as cartas dos meus alunos na cápsula do tempo é um convite à esperar o tempo passar para poder abrir e ver o rosto de cada um destes que participaram deste momento marcante da escola, ler as mensagens que cada um deixou hoje, daqui a 25 anos vai ser sem dúvida uma grande dádiva.
Enquanto professores participamos da vida de muitas pessoas, é engraçado ver o tempo passar e ver os alunos passarem por nós, a escola é nova a cada semestre, e tempos a difícil missão de entender cada geração que chega para nós, e é incrível como muda. Tenho carinho muito grande por todos os alunos que passaram por mim nestes 3 anos de docência, e fico muito feliz ao ver que muitos deles seguiram em frente, triste por saber que muitos desistiram pelo caminho, pelos mais variados motivos.
Participar do Jubileu de Prata não é simplesmente estar presente na solenidade destinada a esse fim, participar do Jubileu de Prata e compreender o quanto a escola foi importante para tantas pessoas durante esse período de 25 anos, quantas pessoas progrediram graças àquela escola, quantas vidas foram modificadas graças a escola, participar do Jubileu de Prata é compreender que a escola não é o prédio, a escola são as pessoas, que a escola é composta de pilares fundamentais, formado por Alunos, Professores e equipe administrativa, e que, portanto ainda que a escola mude todo o prédio, a escola nunca deixará de ser a escola de antes.
Colhi muitos frutos nesses 25 anos de ETEC, ainda que tenha participado apenas 1/5 desta história, mas o que mais me estimula e me deixa feliz é saber que embora já tenha colhido muitos frutos, ainda há sementes recém semeadas, há aquelas que começaram a germinar agora, e o que é ainda mais empolgante, saber que nos próximos 25 anos há muitas sementes a serem plantadas!.
Parabéns à ETEC Sylvio de Mattos Carvalho pelos 25 anos de história, parabéns a todos aqueles que fizeram parte destes 25 anos, e parabéns a todos aqueles que farão parte dos próximos 25 anos!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Analder © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting