Pages

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Atividade PTCC 2ºH – Tema/Resumo/Justificativa/Objetivos/Metodologia

O Grupo deverá começar a desenvolver o projeto do TCC, e os primeiros passos para o projeto é definir o tema, baseado na questão norteadora refinada, o Resumo contendo em linhas gerais tudo o que se deseja fazer, a Justificativa, ou seja, definido o que será feito, agora é necessário explanar o porque de fazer isso, os Objetivos, ou seja, o que se pretende alcançar com este trabalho, e por fim, as metodologias que serão utilizadas para desenvolver o trabalho.
O Trabalho deve ser entregue neste post em forma de comentário até o dia 08/08.
Fiquem atento as respostas do professor, pode ser que correções sejam necessárias.

Tipo de Avaliação:
Trabalho em Grupo

Itens Avaliados:
Participação

Critério:
Entrega do Trabalho dentro do prazo e normas estabelecido?
Sim – F
Não – D

15 comentários:

  1. Grupo: Cássio
    Lisandra
    Amanda
    Gabriela
    Jéssica
    Carol


    Empresa: Sueli Salgados


    >>>>>>> TEMA <<<<<<<<<

    " Software de Praticidade "


    >>>>>>> OBJETIVO <<<<<<<<

    Iremos criar um software que terá a possibilidade de cadastrar vários produtos e recursos que irão dar praticidade ao controle de vendas e estoques da empresa.


    >>>>>>> Justificativa <<<<<<<<

    A empresa Sueli Salgados no momento não obteve nenhum sistema informatizado dificultando assim seu controle de vendas e atendimento ao cliente. E com o nosso software esses problemas irão acabar.


    >>>>>>> Metodologia <<<<<<<

    Nosso software terá contato direto com a Empresa Sueli Salgados, onde serão feitas entrevistas e pesquisas com a proprietaria para podermos analisar sua opinião sobre o nosso software que será proposto a sua empresa.


    >>>>>>>>> RESUMO <<<<<<<<<<<

    Obtendo um novo recurso tecnológico para facilitar as vendas da Sueli Salgados, com o software será possível assim que um cliente chegar em sua loja, poderá fazer seu pedido automático usando um computador para armazenar o pedido e logo depois ser levado o que ele pediu até sua mesa. O computador irá imprimir o pedido e o total a ser pago, e já automaticamente ficára gravado no computador, para que no final do dia a proprietária possa verificar como foram as vendas, ter base de quanto lucrou e também no que terá de aumentar no dia seguinte.

    ResponderExcluir
  2. Cássio, Lisandra, Amanda, Gabriela, Jéssica, Carol

    O tema de vocês deve ser mais claro, deve dar a idéia do que realmente será feito, lembre-se que este será o titulo do tcc de vocês, então pensem com carinho.

    Vocês se esqueceram do que eu disse, jamais usar primeira pessoa, sempre terceira pessoa, corrijam isso.

    Detalhem mais o objetivo, diga o que comporá o software de vocês, quais as possibilidades, quais problemas serão solucionados com ele, etc.

    Na Justificativa seja mais claro, apenas dizer que os problemas da empresa irão acabar com o software é vago de mais, lembrem-se que a justificativa é a explicação que vocês darão para convencer alguém de que o software de vocês realmente merece atenção.

    Na metodologia, quem vai fazer contato com a empresa é o grupo e não o software. Que tipo de pesquisa, o que será pesquisado, tentem ser mais claros nestes aspectos, e lembrem-se que não é só a proprietária que deve ser entrevistada, existem outras pessoas que podem dar informações importantes para a construção do software.
    Coloque na metodologia que haverá o desenvolvimento do software.

    O Resumo é quase uma descrição textual do sistema, ficou legal da forma como ta, mais pode ser melhorado, lembre-se que o resumo é uma mistura de todos os dados fornecidos anteriormente, tentem refazer o resumo pensando nisso.
    O trabalho tal como está será aceito como a meta da semana, mas tentem melhorar para começarmos a construir o projeto do TCC.

    ResponderExcluir
  3. Nomes:

    Andressa n°04
    Bruna n°06
    Hilla n°17
    Leandro n°25
    Wanderelei n°38

    _____________________

    EMPRESA: Mercearia do Baiano
    _____________________

    TEMA: Software para controle de estoque e vendas.
    _____________________

    OBJETIVO:
    Estará sendo desenvolvido um software para controle de estoque e vendas para a Mercearia do Baiano. Esse software conterá um banco de dados amplo, o qual: o estoque será rigorosamente controlado pelo software para que não haja mais problemas durante a transição de mercadorias do mesmo para as prateleiras (sejam eles: falta de mercadoria de um determinado produto, fartura excessiva de outros produtos; ocasionados pelo controle atual implantado na empresa, etc.), a disponibilidade de acesso ao estoque virtualmente e cadastramento de mercadorias; e as vendas, com disponibilidade de cadastramento de novos clientes, consultas aos clientes da Mercearia, informando-lhe: Nome, RG, CPF, Endereço, etc., e se há pendências (Nome do Cliente, Nome do Produto, Valor, etc.) com a Mercearia do Baiano.
    _____________________

    JUSTIFICATIVA:
    Por se tratar de um estabelecimento comercial, onde as efetuações de compras são feitas simultaneamente, há desavenças corriqueiras: (um produto que em vão é retirado da loja sem ter feito o pagamento, um determinado produto que é retirado do estoque e não é dada baixa nos seus controles), as quais geram um déficit no final do mês para a Mercearia. Sendo assim, o nosso software será capaz de controlar ativamente a movimentação das mercadorias e do estoque. Fazendo com que o sistema arcaico (anotações feitas à mão) implantado atualmente deixe de existir, para que assim dê lugar para uma tecnologia mais avançada. Esse software implicará na ação imediata da finalização das compras diárias, ou seja, no término do dia, será estipulado o valor total adquirido naquele dia e as reposições que deverão ser feitas sobre as mercadorias vendidas. Por esse alto desenvolvimento, esse software se casará perfeitamente com os problemas atuais da empresa Mercearia do Baiano, fazendo com que a satisfação em usar um programa tão eficiente e o lucro final, seja as soluções procuradas pelo comerciante.

    ResponderExcluir
  4. ....continuação....


    METODOLOGIA:
    Para o desenvolvimento do software, haverá uma série de estudos a respeito da maneira de como é efetuada as compras atualmente. Para isso, será necessário: pesquisas de campo, uso de uma liguagem de programação, visitas técnicas, entrevistas com o comerciante (Baiano), estágios no comércio durante o funcionamento e pesquisas em sites, com a finalidade de absorver mais informações sobre essa transição, ou seja, a relação entre estoque, mercadoria e clientes. Para depois assim, juntar as informações adquiridas e efetuar a elaboração do software.
    _____________________

    RESUMO:
    Assim como se vão passando ano-a-ano, geração-à-geração, as tecnologias com o passar do tempo tomam seu espaço na vida das pessoas, afim de melhorias mais consistentes em relação ao comércio. Pensando em todo avanço tecnológico existente, a Mercearia do Baiano contará com toda assistência através do uso de um software. Utilizando de meta uma informatização na área do controle de estoque e vendas, estará sendo desenvolvido o projeto de um software capaz de controlar de maneira objetiva e eficiente, aos pedidos propostos em relação ao comerciante da empresa Mercearia do Baiano, localizada no Horto Florestal.
    Esse software terá a capacidade de controlar o estoque para que não haja mais problemas durante a transição de mercadorias do mesmo para as prateleiras, a disponibilidade de acesso ao estoque virtualmente e cadastramento de mercadorias e de novos clientes e consultas aos clientes da Mercearia.
    Esse software implicará na ação imediata da finalização das compras diárias, ou seja, no término do dia, será estipulado o valor total adquirido naquele dia e as reposições que deverão ser feitas sobre as mercadorias vendidas.
    Por esse alto plano de desenvolvimento, esse software se casará perfeitamente com os problemas atuais da empresa Mercearia do Baiano, fazendo com que a satisfação em usar um programa tão eficiente e o aumento do lucro final, seja as soluções procuradas pelo comerciante e satisfação realizada pelos fabricantes.
    _____________________

    ResponderExcluir
  5. Andressa, Bruna, Hilla, Leandro, Wanderelei

    Meninos Parabéns, para um primeiro texto está ótimo, só algumas coisinhas que ficaram no lugar errado, além disso evitem colocar textos entre parenteses, isso deve ser feito quando tenta se explicar algo que não está claro, no caso de vocês, a idéia é deixar o texto o mais claro possivel, desta forma o parenteses nao faz sentido.
    O uso do gerundio também deve ser evitado.

    O trabalho ficou muito bom, superaram minha expectativa, espero que continuem assim!!! Adoro ser surpreendido.

    ResponderExcluir
  6. Grupo:Daiane,Carlos,Karina,Michelle Corrêa,Taís e Rhaíssa.

    Empresa:Escritório Odontológico.

    *********************************
    TEMA:Desenvolvimento de software para escritório Odontológico.

    *********************************
    OBJETIVO: Cumprir as metas que traçamos mediante a empresa,com o intuito de proporcionar-lhes tecnologia e praticidade,sendo que,trata-se de um software de controle de clientes,para melhor posicionamento e controle de sua proprietária.
    **********************************
    JUSTIFICATIVA: Bom,por se tratar de um escritório ,que no caso,a própria palavra nos passa idéia de tecnologias,seria extremamente justificável criar um software para melhor desenvolver este ambiente,que no qual,não habilita-se nenhum software no local.Criaremos este software para facilitar e trazer mais tecnologia ao escritório,criando elos e diminuindo falhas da empresa perante seus clientes.
    ********************************
    METODOLOGIA:Com a ajuda da proprietária do local,iremos fazer várias pesquisas de campo no local,para saber o que realmente a proprietária precisa para melhor manuseio de seu escritório.Utilizaremos também a internet,que nos proporcionará um pouco mais de conhecimento sobre o assunto,e também a ajuda de nossos professores,que entendem da área.
    ********************************
    RESUMO:A idéia de criar um software de início, é sempre muito assustadora,mas,com o passar dos dias,percebe-se que se trata apenas de muita tecnologia.Isso nos ajuda muito em questão de formar idéias,pois,quando se trata de tecnologias,estudantes de técnico em informática,se tornam ferramentas essenciais para esse trabalho.
    Falando de tecnologia,desenvolveremos algo que a mostrará explicitamente em nosso trabalho,pois,pretendemos desenvolver um software que possa fornecer praticidade e agilidade para quem acessá-lo.Ele será desenvolvido para visar a melhoria no atendimento de um consultório proporcionando maior segurança a pessoa que estiver executando-o e para o cliente,que será atendido no seu devido horário, e para que não haja mais complicações mediante horários e pagamento dos clientes.
    A idéia de informatizar uma empresa,encaixou-se perfeitamente com esse escritório,que para entrar no ranking de tecnologias faltava-lhe apenas esse passo,pois,se tratando de escritório odontológico,sabemos que há muita tecnologia,desde os aparelhos utilizados a formação da dentista.

    ResponderExcluir
  7. PROFESSOR ESSE TRABALHO TEM QUE SER ENTREGUE ESCRITO AMANHA OU NÃO????

    ResponderExcluir
  8. Não Cassio, por enquanto o que esta feito está bom, depois a gente começa a trabalhar nisso.

    ResponderExcluir
  9. NOSSO TRABALHO DE TCC MELHORADO:

    Grupo: Cássio
    Lisandra
    Amanda
    Gabriela
    Jéssica
    Carol


    Empresa: Sueli Salgados.


    >>>>>>>> TEMA <<<<<<<<

    " Software de praticidade para vendas "


    >>>>>>> OBJETIVO <<<<<<<<

    Como nossa empresa trata-se de um comércio de vendas, onde a todo momento estão sendo feito compras, não existiria nada melhor do que ter uma boa organização de todas essas vendas e ficar por dentro do lucro diario adquirido. Pois bem, devido a isso nosso grupo irá criar um software que organize o controle de vendas, e implique principalmente em mostrar todo o lucro adquirido até o momento e também o lucro total adquirido no término do dia quando a empresa fechar.



    >>>>>>>>> JUSTIFICATIVA <<<<<<<<<<<<

    Queremos criar esse software para poder ajudar a Empresa Sueli Salgados a progredir com suas vendas. Pois no momento, nosso grupo notou que atualmente esta empresa está sofrendo muitas dificuldades por causa da desorganização financeira e tendo problemas com o controle de vendas. E a meta do nosso software é acabar com esses problemas, pois sua estrutura consiste em dar um melhor foco na área financeira da empresa. E como sabemos, a parte lucrativa das empresas são as partes que merecem uma melhor organização para poder crescer e aumentar e é justamente por esse motivo que estamos criando esse Software.


    >>>>>>>> METODOLOGIA <<<<<<<<<<<

    Bom, antes de colocarmos a mão na massa para começarmos a construir nosso software, temos que saber o que esta empresa realmente está precisando. E para isso, iremos fazer varias pesquisas de campo no local, entrevistas com a proprietaria e também com seus funcionarios, com o principal objetivo de absorver toda a informação necessária sobre os recursos que serão necessarios no software para que a Empresa realmente consiga o que está precisando.



    >>>>>>> RESUMO <<<<<<<<<

    O que realmente está evoluindo o nosso mundo hoje, sem duvidas é a tecnologia, e este é o recurso que utilizaremos para melhorar o desempenho da empresa que escolhemos. Por esta se tratar de uma Empresa de comercio de vendas, nosso Software terá por finalidade organizar todos os lucros e criar um historico de vendas, onde será possivel vizualizar todos os produtos que foram vendidos. Para calcular os lucros, nosso software terá um Sistema de calculo inteligente, que consiste em calcular automaticamente o preço de um produto comprado e já imediatamente somar o valor deste produto junto ao de seus anteriores, permitindo que no final do dia, seja possivel vizualizar o lucro total para ter base de como foram as vendas e no que terá de melhorar no dia seguinte.

    ResponderExcluir
  10. NOSSO TRABALHO DE TCC MELHORADO:

    Grupo: Cássio
    Lisandra
    Amanda
    Gabriela
    Jéssica
    Carol


    Empresa: Sueli Salgados.


    >>>>>>>> TEMA <<<<<<<<

    " Software de praticidade para vendas "


    >>>>>>> OBJETIVO <<<<<<<<

    Como nossa empresa trata-se de um comércio de vendas, onde a todo momento estão sendo feito compras, não existiria nada melhor do que ter uma boa organização de todas essas vendas e ficar por dentro do lucro diario adquirido. Pois bem, devido a isso nosso grupo irá criar um software que organize o controle de vendas, e implique principalmente em mostrar todo o lucro adquirido até o momento e também o lucro total adquirido no término do dia quando a empresa fechar.



    >>>>>>>>> JUSTIFICATIVA <<<<<<<<<<<<

    Queremos criar esse software para poder ajudar a Empresa Sueli Salgados a progredir com suas vendas. Pois no momento, nosso grupo notou que atualmente esta empresa está sofrendo muitas dificuldades por causa da desorganização financeira e tendo problemas com o controle de vendas. E a meta do nosso software é acabar com esses problemas, pois sua estrutura consiste em dar um melhor foco na área financeira da empresa. E como sabemos, a parte lucrativa das empresas são as partes que merecem uma melhor organização para poder crescer e aumentar e é justamente por esse motivo que estamos criando esse Software.


    >>>>>>>> METODOLOGIA <<<<<<<<<<<

    Bom, antes de colocarmos a mão na massa para começarmos a construir nosso software, temos que saber o que esta empresa realmente está precisando. E para isso, iremos fazer varias pesquisas de campo no local, entrevistas com a proprietaria e também com seus funcionarios, com o principal objetivo de absorver toda a informação necessária sobre os recursos que serão necessarios no software para que a Empresa realmente consiga o que está precisando.



    >>>>>>> RESUMO <<<<<<<<<

    O que realmente está evoluindo o nosso mundo hoje, sem duvidas é a tecnologia, e este é o recurso que utilizaremos para melhorar o desempenho da empresa que escolhemos. Por esta se tratar de uma Empresa de comercio de vendas, nosso Software terá por finalidade organizar todos os lucros e criar um historico de vendas, onde será possivel vizualizar todos os produtos que foram vendidos. Para calcular os lucros, nosso software terá um Sistema de calculo inteligente, que consiste em calcular automaticamente o preço de um produto comprado e já imediatamente somar o valor deste produto junto ao de seus anteriores, permitindo que no final do dia, seja possivel vizualizar o lucro total para ter base de como foram as vendas e no que terá de melhorar no dia seguinte.

    ResponderExcluir
  11. professor, sem querer postei 2 vezes o msm comentario! foi mal aew, espero n ter estragado está area do blog...

    ResponderExcluir
  12. Daiane,Carlos,Karina,Michelle Corrêa,Taís e Rhaíssa

    Pessoal vocês deixaram o texto de vocês um pouco confuso, existem muitas frases que não tem sentido, é preciso melhorar isso.

    O objetivo de vocês é desenvolver o software e isso não foi falado no objetivo, nas justificativa é de fato necessário justificar porque é importante construir o software, não adianta dizer que ele é autojustificavel, tudo na vida precisa ser justificado por mais obvio que a justificativa possa ser.

    O resumo ficou bom, embora precisa ser melhorado por causa da confusão que vocês aprontarão nas palavras, agora é hora de deixa-lo mais claro.

    E uma pergunta, é escritório ou consultório?

    ResponderExcluir
  13. Cássio, Lisandra, Amanda, Gabriela, Jéssica e Carol

    Tema
    O tema de vocês ainda está muito amplo, caso achem necessário adicionem um subtitulo, ou complementem o titulo.

    Objetivo
    Muito cuidado com o uso da primeira pessoa, como eu disse, na linguagem cientifica usá-se a terceira pessoa na construção dos textos. O Objetivo deve ser mais objetivo, vocês tentaram justificar o o objetivo e há um espaço só para isso. O objetivo deve ser completo, mas deve dizer o que será feito e não porque será feito, descreva em detalhes como vocês pretendem fazer o software, o que terá neste software, o que será possivel fazer com ele, ok?

    Justificativa
    Mais uma vez cuidado com o emprego da primeira pessoa. Muito cuidado com a justificativa, vcs justificam dizendo que irá aumentar as vendas, mas será mesmo que só o sotfware fará aumentar as vendas?

    Resumo
    O resumo está começando a ganhar uma cara boa, precisamos aumentar o texto, mas o que está lá está bom.

    ResponderExcluir
  14. tema:como contruir um software que faça o controle de estoque do bar do zé mané.

    resumo:o software fará o controle do estoque e da entrada e saida dos produtos.

    objetivos:criar um banco de dados com ficha dos produtos do estoque ,e asim facilitando a entrada e saida do dinheiro.E asim estar ajudando o bar do zé mané ,como também o outros bares.

    justificativa:desenvolver mais um conhecimento.pois não conhecemos nenhum bar usando o software.
    criando o programa software asim estará ajudando o dono do estabelecimento e também os clientes.

    meodologia:Entrevistaremos os clientes e principalmente o dono do estabelecimento, para checar seu software e serao bem vindos.

    resultados esperados:Conseguir a satisfação do dono do estabecimento e seus respectivos clientes.

    Nomes:Richely 34,Agnaldo 1, Felipe 15 Guilherme 20 ,Douglas 13 e Ranieri 31

    ResponderExcluir

 
Analder © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting