Pages

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Um mundo de escolhas


"Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você"
Steve Beckman

Existe um mundo onde as pessoas são o que são, e por incrível que pareça, neste mundo ninguém te vergonha ou medo disso. Nesse mundo quase todo mundo é feliz, e quem não é, só não é por opção, e lá ninguém as discriminam por causa disso.
Nesse mundo não há duvidas, somente certeza, isso porque lá não há ninguém para te contestar, você escolhe o que quer ser, e as pessoas simplismente te acolhem, e te admiram por isso.
Lá cada um tem uma cor, uns são roxo, outros são azuis, há alguns amarelos, verdes até, brancos lá são raridades, mais ainda sim existem, e sabe de uma coisa, lá ninguém ganha pontos por causa da cor, porque ter uma cor diferente é tão normal que seria difícil pensar em beneficiar alguém somente por causa da sua cor.
Neste mundo de que estou falando, as crianças respeitam os mais velhos por que anseiam em ser mais velhas, e por isso admira cada passo de qualquer pessoa mais velha, não que queiram se tornar uma cópia daquela pessoa, mas porque sabem que um dia se tornará um adulto e terá que tomar decisões difíceis, e portanto elas compreendem todas as decisões tomadas, as crianças deste mundo não querem se tornar adultas logo, aproveitam o máximo que podem sua infância. Ah neste mundo por incrível que pareça, existem adolescentes, e eles são livres para fazerem o que quiserem, e sabe de uma coisa, poucos escolhem ir para as drogas, e os que escolhem tal caminho não são julgados por isso, lá todo mundo compreende que a escolha pertence a cada um, e que é preciso aprender a conviver com isso. Os adultos deste mundo respeitam as crianças porque, não porque já foram crianças, mas porque entendem que estas crianças um dia serão adultos.
Neste mundo de que falo as pessoas tem inclusive liberdade para escolher a sua sexualidade, há homens que escolhem gostar de homens, mulheres que escolhem gostar de mulheres, inclusive há homens que escolhem gostar de mulheres e vice versa, e sabe de uma coisa, todo mundo é feliz assim, lá quando alguém escolhe gostar de alguém, e o outro alguém escolhe não gostar deste alguém, ninguém se mata por isso, eles simplesmente decidem juntos que é hora de alguém mudar de escolha, lá as pessoas são livres para escolher mudar de escolha a hora que quiserem.
Neste mundo, ninguém é de ninguém, e por mais promiscuo que esta afirmação possa parecer, lá cada um é livre e pertence somente a sim mesmo, quando você escolhe amar outra pessoa e a outra pessoa escolhe te amar, não há contratos, não há correntes, há apenas a escolha de serem felizes juntos, e se por algum motivo um dos dois mudar de idéia ,ninguém entra na justiça, nem por danos morais, nem por danos materiais, até porque neste mundo até o dinheiro é uma escolha.
Você tem liberdade de escolher quanto dinheiro quer ter, e de que forma vai gastá-lo, mas sabe de uma coisa, nunca vi ninguém esbanjando dinheiro por lá.
Lá você escolhe sua nacionalidade, e ninguém te discrimina por isso.
Você escolhe seu deus, e há muitos deuses por lá, e nenhum deus tem o poder de influenciar nas escolhas das pessoas, mas uma vez escolhidos, eles cuidam destas pessoas como pais cuidam dos filhos, e se por um acaso essas pessoas algum dia escolherem mudar de deus, o deus não as ameaçam, não lhes jogam pragas, simplesmente agradecem pelo tempo que ficaram juntas. Ah, o interessante é que as pessoas também podem escolher não ter um deus, e ninguém se espanta com isso, para as pessoas, essa é uma escolha normal como qualquer outra, o que essas pessoas que escolhem não ter um deus não sabe, é que existem um deus para quem não quer ter um deus, e este deus cuida muito bem destas pessoas, mesmo sabendo que na verdade elas não o escolheram.
Lá quando as pessoas morrem, e ela escolhem quando morrer, elas decidem o que querem fazer, há algumas que escolher ir para um lugar onde tem vida eterna, e nesta vida eterna elas escolhem o que querem fazer, outras escolhem voltar o ciclo e renascer numa criança e fazer novas escolhas, há ainda as pessoas que escolhem não ter mais nada, escolhem terminar sua vida ali mesmo.
No tempo que fiquei neste mundo percebi que o que move aquele mundo são as escolhas, e as pessoas são felizes a cada escolha, mesmo quando escolhem morrer de câncer, por exemplo elas são felizes por isso, porque sabe que aquilo faz parte da sua vida e de suas escolhas. O que achei estranho é que lá ninguém mata ninguém, porque para que isso ocorresse uma pessoa teria que escolher morrer e a outra escolher matar, e dizem por lá que isso nunca ocorreu, também nunca ocorreu nenhum roubo, isso porque se as pessoas querem alguma coisa, elas simplesmente escolhem ter, sem precisar tirar isso de ninguém.
Ainda me lembro que no último dia da minha viagem por este mundo iria ocorrer um terremoto no Haiti, e muitos aviões partiam para lá, aviões cheio de pessoas que escolheram morrer num terremoto, e as pessoas que estavam lá podiam escolher não morrer, e assim tinham tempo para sair.
Mas o que mais me surpreendeu neste mundo foi ver duas torres gêmeas caírem depois de uma colisão com aviões, assustado eu perguntei ao meu guia:

- Porque alguém escolheria fazer isso?


E ouvi uma resposta que jamais esquecerei:

- Aqui as pessoas são felizes justamente por não contestarem as escolhas dos outros.


Este é um texto de ficção.

Os outros capitulos da série podem ser encontrados nos links abaixo:
Um Mundo de Escolhas
Um Mundo de Escolhas – A Mulher
Um Mundo de Escolhas – O Homem
Um Mundo de Escolhas - A Criança

17 comentários:

  1. aah, quem deraa esse mundo fosse o mesmo que o nosso, onde as pessoas não contestaria as escolhas dos outros. Além de fazerem isso muito beem, no nosso mundo as pessoas se acham no direito de poder influenciar as outras, seguindo saber o que acha certo ou errado pra si, sem ao menos saber a opinião do próximo. Algumas pessoas fracas demais, acabam se deixando levar pela opinião dos outros, perdendo sua identidade, o direito de pensar e fazer suas próprias escolhas.

    "Devemos respeitar as escolhas do próximo, para que o mesmo respeite as nossa!"

    - E será que o nosso mundo um dia poderá ser igual a esse ?

    - O que falta para isso acontecer ?


    by: Leandro :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Leandro.
    A resposta para sua pergunta é simples e ao mesmo tempo complexa.

    Falta apenas reiventarmos nosso mundo... e isso depende da escolha de todo nós, mas como você deve ter notado, algumas pessoas simplismente acham que suas escolhas tem mais valor que a escolha dos outros, isso torna tudo muito mais dificíl.

    ResponderExcluir
  3. E ae Analder!!

    Tá filósofo heim.... que que está acontecendo contigo?

    Falando sério agora...

    Por usar um raciocínio frio... acredito que esse mundo jamais existirá fora desses escritos.

    Não podemos nos esquecer que temos o bem e o mal dentro de nós... algumas ações instigam o bem e outras.. o mal... e nós sempre respondemos a um estímulo externo. Como essa resposta varia muito (entre indivíduos), é quase impossível pensar que alguém pode ser assim. Portanto, por mais que queiramos isso.. em algum momento iremos agir de forma contrária e mesmo que nos arrependamos.. já teremos servido de exemplo para muitos outros, não as teremos influenciado, mas teremos negado o nosso legado diante de todos.

    Infelizmente, acredito que a única forma de existir um mundo desse tipo, mesmo que seja reinventado, por mais contraditório que possa parecer, é destruir o livre harbítrio... assim poderíamos controlar o mal existe dentro de nós (como se pudéssemos pogramá-los). Porque acredito que ninguém escolhe ser "algo ruim"... essas pessoas apenas são vencidas pelo mal que existe dentro delas...

    Enquanto tivermos escolha, poderemos escolher "errado", mesmo que seja apenas por curiosidade (vide maior motivo da existência de viciados em drogas)... daí em diante é causa e consequência... e todos ao redor passam a responder a esses estímulos...

    Enfim... enquanto um lutar haverá esperança, mas enquanto todos puderem escolher... não haverá um bom remédio. Faz parte da natureza do ser humano...

    Conforme for tendo tempo, vou dando uma olhada pra ver o que tem por aqui.

    Sucesso pra você.

    t+
    Éberson.

    ResponderExcluir
  4. Eberson obrigado pela visita e por enriquecer meu blog com suas palavras...

    De fato, o mundo visualizado é utópico, por mais que tentemos jamais transformaremos nosso mundo em algo se quer parecido com o que foi dito.s
    Na verdade tendo a não concordar muito com a idéia do bem e mal dentro de nós embora faz sentido o que você diz.
    Na verdade tal como somos, aceitar todas as decisões dos outros é algo impossível, porque vivemos numa rede, em que uma escolha muda muitas outras escolhas, e uma escolha sua pode afetar uma escolha minha, e é ai que mora o problema.
    Não acho que temos livre-arbítrio, este também é utópico, se o tivéssemos, o mundo visualizado no texto existiria, concorda?
    Neste mundo em que vivemos não somos livres pra fazer nossas escolhas, somos livres para escolher uma das opções que nos são oferecidas, isso não é exatamente liberdade, mas não vou nem argumentar muito senão acabo escrevendo o segunda parte do texto aqui nos comentários mesmo.
    Concordo com você, que enquanto pudermos fazer escolhas, correremos o risco de escolher “errado”, e é isso que torna aquele mundo utópico, porque ninguém esta preparado para a escolha errada dos outros, principalmente porque esta escolha errada pode nos prejudicar e “escolher” perdoar não é fácil.
    “Faz parte da natureza humana” é neste ponto que quero chegar, mas isso é assunto para outro post.
    Volte sempre, e não deixe de comentar.

    Sucesso pra você também... e marca esse casamento logo... Precisamos reunir a turma.

    ResponderExcluir
  5. é muito legal o texto professor!
    Eu li inteirinho!

    E resumindo basicamente, o mundo que vc quis descrever em seu texto seria um " Mundo perfeito " que é sonho de muitas pessoas, mas acho q o nosso mundo está um pouquinho longe disso, mas nada impede de ele ser assim, só algumas pessoas que vivem nele e não coloboram para que o nosso mundo evolua e se torne da maneira q vc descreveu em seu texto.

    Se vivessemos em um mundo assim, acho que seriamos pessoas mais decentes e da paz! kkkk

    Mas enfim, uns 60% do que estraga o nosso convivio social neste planeta é o preconceito e excluindo isso acho que todos os tipos de pessoas seriam respeitados!


    Até mais

    ResponderExcluir
  6. Olá meu amigo,

    Gostei da reflexão, porém confesso que não gostaria de viver neste mundo. Pareceu-me ser desmotivador, já que as pessoas por lá parecem não ter objetivos concretos. Lá as pessoas acabarão sucumbindo depois que o repertório de escolhas esgotar, pois a vida não terá sentido.
    É certo que o ato de fazer escolhas é importantíssimo e depende unicamente de cada um de nós e de acordo com as experiências que já vivemos. Escolher isto ou aquilo faz parte da vida e se erramos nas escolhas é por pura ignorância, porém que para deixarmos de se-lo não bastam as experiências alheias, precisamos caminhar pelos espinhos a fim de sentirmos as suas consequência e é assim que evoluímos.
    No entanto, pensando assim, somos levados a concluir que nada está errado na vida e que tudo tem seu motivo e importância, mas não é isso não. Na verdade não devemos e nem podemos considerar que nada podemos fazer já que nada está de fato errado, muito pelo contrário, temos muito a fazer...
    Precisamos ajudar a ser melhor... e sempre melhor...e qualquer um pode fazer isso.
    Somos livre para fazer nossas escolhas e fazemos isto a todo instante, porém que atrelamos essas escolhas às opiniões alheias...e esse é o problema...

    Beijos
    te amo.
    Cris

    ResponderExcluir
  7. Quem bom que gostou do Texto Cássio
    Diria que algumas pessoas daquele mundo escolheria achar o mundo imperfeito, e não seriam julgados por isso.
    Felizmente temos evoluído, o triste é que muitos ainda acham que já chegaram no seu máximo e desistiram de evoluir, o triste de chegar a perfeição é não ter mais o que fazer.
    Você tocou no ponto principal do que estou querendo dizer com o texto, e que somente a segunda parte deixará claro isso, o preconceito, vivemos num mundo repleto disso, e nem da pra negar que de uma forma ou de outra já fomos contaminados por ele, ou será que existe ao alguém perfeito o bastante e que nunca pré-conceituou alguém baseado em experiências passadas ou “conceitualização” popular?
    Obrigado pelo comentário Cássio!

    ResponderExcluir
  8. Cris, muito obrigado por mais uma visita.
    Discordo de você, no mundo visualizado jamais se esgotariam as escolhas, e lá todas as pessoas tem objetivos, e ao alcançar os objetivos elas tem podem escolher entre pensar num novo objetivo, ou voltar atrás e fazer diferente, lembre-se que neste mundo as pessoas escolhem quando vão morrer, e escolhem se querem voltar a vida e ter oportunidade de fazer outras escolhas, seria mesmo desmotivador você poder escolher voltar atrás e fazer diferente?
    Não consigo acreditar que “escolhemos errado” por ignorância, tenho quase certeza que em todas as nossas escolhas estamos em busca do melhor pra nós, só que nem sempre acertamos, no nosso mundo, uma pessoa que escolhe morrer por exemplo, tem seus motivos para tal escolha, elas não são fortes o suficientes para nós, que estamos fora de contexto, então preferirmos apenas julgar a péssima escolha, mas porque será que não escolhemos fazer algo diferente para que isso não ocorra com outras pessoas?
    Assim como disse ao Eberson, não somos livres para fazer nossas escolhas, somos livres para escolher algo dentre as opções que nos oferecem, e isto não é liberdade.
    Não consigo chegar a mesma conclusão que você, de que “nada está errado”, como assim, temos apenas que escolher acreditar que “que tudo tem seu motivo e importância” e nada mais? Onde fica a liberdade de escolha que você mesmo mencionou?
    Fico muito feliz por ver o ponto de vista diferente das pessoas, isso enriquece ainda mais o meu post, obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Meu amigo,

    A natureza é perfeita demais e ainda somos muito ignorantes (no sentido de desconhecer) para entendermos a ordem/caminho que existe para todas as coisas.
    Não estamos aqui por acaso ou para simplesmente escolher isto ou aquilo, como se o o objetivo fosse somente este. Não é porque somos superiores em relação aos demais seres que também habitam este planeta, que somos superiores em relação ao UNIVERSO, há muito mais que isso e considere que o UNIVERSO inteiro está por ser desvendado, aliás, mal sabemos das coisas da terra, inclusive que a todo instante novas descobertas estão sendo feitas não é?
    E se não podemos escolher a morte, por exemplo, é porque ainda não compreendemos os motivos pelas quais existimos, pois quando chegarmos a essa compreensão, com certeza, compreenderemos que a morte só existe porque somos ignorantes.
    Parece incoerente,né?
    Quanto mais ignorante é o ser, mais dificuldade ele tem para fazer escolhas, pois escolher é um ato consciente e na maioria das vezes, AINDA agimos por impulsividade ou mecanicamente e nestes casos nã há escolha.
    No entanto, a medida que evoluimos vamos nos aperfeiçoando e então vamos também nos conscientizado da necessidade de fazer escolhas e por isso AINDA não somos livres.
    Sabe porque vivemos sob leis e regras? Justamente porque AINDA somos ignorantes demais e não sabemos fazer escolhas e então estamos sujeitos a uma ordem/caminho para que possamos pelo menos sobreviver.
    Foi pensando assim que eu disse que quando erramos nas nossas escolhas é por pura ignorância, assim como também quando disse que nada está errado. Acredito que tudo tem um curso natural e estamos sujeitos a ela.
    Uma criança lá nas 1ªs séries do ensino fundamental, quando não consegue fazer uma continha de somar, não significa que ela esteja errada, ela apenas ainda não aprendeu a fazê-la e, portanto, em relação à continha, ela ainda é ignorante, isto é, não sabe fazer.
    Por outro lado, eu acredito que Deus tem o controle absoluto sobre todo o UNIVERSO e se ele tem esse controle é porque não há nada errado e tudo segue o seu curso como ele planejou, apenas não entendemos isso, AINDA (e por ignorância, mas chegaremos lá).
    Na verdade, somos criaturas imortais e fomos criados para contribuir com a harmonia do UNIVERSO e, portanto temos muito trabalho...

    ResponderExcluir
  10. Realmente somos nos quem fazemos nossas escolhas e nossas escolhas nos fazem...Muitas vezes a escolha de outra pessoa faz com que nossa escolha perca o efeito...mas ao mesmo tempo você teve a oportunidade de escolher ao menos tentar e essa escolha só pode ser feita por nós.

    ResponderExcluir
  11. Estou sem Palavras! >.<
    Não sei falar Bonitinho assim! Mas achei que essa frase reflete um pouco sobre o texto! sahusha


    "São as nossas escolhas, mais do que as nossas capacidades, que mostram quem realmente somos."
    Harry Potter e a Cãmara Secreta

    ResponderExcluir
  12. Ops... Câmara Secreta

    ResponderExcluir
  13. Cris, mais uma vez, obrigado por enriquecer meu blog com suas palavras.
    Acho que a natureza é perfeita demais quando não a questionamos, no meu íntimo não consigo aceitas as coisas sem questionar, não aceito simplesmente por que tenho que aceitar, eu não creio nessas teorias que a maioria das pessoas acreditam, para mim, estamos aqui por acaso, a situação e o local que estamos foram determinados por escolhas que fizemos, o que alguém algum dia fez, e elas poderiam ser diferentes se as escolhas tivessem sido diferentes.
    A todo momento fazemos novas descobertas, concordo com você, e este é sem dúvida o motivo que leva a questionar tudo, não posso de forma alguma aceitar que sou o que um ser superior quer que eu seja, e que meus caminhos já foram designados, e que eu não tenho vida própria, todo mundo que tenta defender esta teoria se contradiz, ou somos livres para decidirmos o que queremos, ou temos um plano perfeito designado por alguém, concorda?
    Não consigo acreditar que tudo tem um curso natural, se assim fosse viveríamos numa eterna “novela” onde quem decide os capítulos seguintes é o autor e não os personagens.
    Não gostaria ainda de entrar na questão deus, as pessoas mais chegadas a mim sabe que eu não acredito neste ser, da forma como a maioria das pessoas acreditam, não posso dizer que não acredito em deus, digo apenas que não acredito neste deus que as pessoas acreditam.
    Você viu a questão do ponto de vista da existência de alguém que “faz” as escolhas por nós, e é bem ai que eu quero chegar, quando a história chegar ao fim, talvez fique mais claro isso. Não somos livres, por mais que a maioria das pessoas digam que somos, ainda que digam que temos o livre-arbítrio, eu não sou absolutamente livre para fazer escolhas, se, dependendo da escolha serei punido por isso.
    Cris, quero novamente agradecer por suas palavras, que são luz, quero deixar claro aqui a todos que passam pelo meu blog, seja só para ler ou para colaborar com os comentários, que eu respeito todas as opiniões, e acho que todas são válidas, quando digo que discordo de alguma coisa, não quero de forma alguma dizer que estou certo e que a outra pessoa está errada, acho que estas conclusões cada um tem que tirar sozinhos, as verdades de um, não soa necessariamente as verdades do outro, e acho que o que faz com que este mundo nossa ainda esteja cheio de cores, é justamente o fato de todos pensarmos diferente, o dia que pensarmos todos iguais, a vida terá perdido toda a sua graça.

    ResponderExcluir
  14. Ander, de fato, nossas escolhas por vezes influencia na escolha dos outros, será que isso não tira de certa forma a nossa liberdade de escolha?

    Seremos felizes a medida que entendermos que entendermos que nossa felicidade depende muito mais de nós mesmos do que dos outros.

    ResponderExcluir
  15. Gabi, muitas vezes nossas capacidades influência nas nossas escolhas, e por isso tendo a concordar que nossas escolhas mostram mais quem somos do que nossas capacidades, o fato de ser capaz de fazer algo, não é nada, se eu escolher não fazer este algo.

    Quero agradecer a todo mundo que colaborou e ainda há de colaborar no tema, promento até o meio de semana colocar a segunda parte do texto, que deveria ter só duas, mas como a discussão ganhou dimensão, creio que estenderei um pouco mais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Qual é o nome desse mundo ? Escolhas ?

    ResponderExcluir
  17. Larissa, não havia ainda pensado num nome para esse mundo, mas acho que só "mundo de escolhas" ta de bom tamanho.

    Beijos

    ResponderExcluir

 
Analder © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting