Pages

terça-feira, 12 de abril de 2011

A Conquista do Espaço - 50º Aniversário da Primeira Viagem Espacial



Hoje 12 de Abril de 2011 comemoramos o 50º Aniversário da primeira viagem espacial, foi a 50 anos que o Soviético Yuri Alekeseievitch Gagarin deu a primeira volta na órbita terrestre, e concluiu o que para nós hoje é muito óbvio, a Terra é Azul.
É claro que pra gente hoje, pensar numa viagem na órbita da Terra não é nada, afinal, já foram tantas viagens desse tipo, que hoje parece não ter muita graça, mas se formos pensar na época o que isso significou, veremos que isso foi um grande marco na história da humanidade, naquela época vivamos uma era de briga para ver quem conquistaria o espaço primeiro. A maioria das vitórias foram dos Soviéticos, afinal eles foram os primeiros Ca colocar um satélite em órbita, o Sputinik lançado em 1957, e foram também os primeiros a colocar um ser vivo na órbita da Terra, a cadela Laika, Yuri entrava para a história, agora como o primeiro ser humano a entrar na órbita da terra, e acelerando um ciclos de conquistas que viria a ter o seu ápice com uma conquista americana, a Lua, esta briga os soviéticos perderam.
Na época da primeira viagem pela órbita da terra, os soviéticos esconderam o fato de que Yuri ejetou-se da nave e desceu de paraquedas, mas logo acabaram confirmando o fato, eles tinham medo  de que o fato de o astronauta não ter acompanhado a nave até o final da viagem, fizesse com que a viagem não fosse reconhecida.
A primeira viagem pela órbita da terra foi realizada a bordo da nave Vostok-1 e durou cerca de 108 minutos. O vôo foi totalmente automático e o piloto só assumiria o controle da nave em caso de emergência, o que não ocorreu.
Yuri Alekeseievitch Gagarin teve um fim trágico, depois do sucesso de sua volta à órbita da terra, ele passou a viajar o mundo para palestrar, vindo inclusive ao Brasil, onde foi condecorado com a Ordem do Cruzeiro do Sul pelo então presidente Jânio Quadros. O sucesso subiu a cabeça de Yuri, e teve seu casamento afetado por causa disso. Yuri devido a sua importância para a propaganda espacial da então União Soviética foi proibido de voltar ao espaço, mas por ironia do destino, mesmo com essa proibição Yuri faleceu em um acidente aéreo num Jato MIG-15, num vôo com Cladimir Seryogin, acidente este que nunca foi devidamente explicado.
Seja como tenha sido a história de Yuri Alekeseievitch Gagarin, ele deu o  ponta pé inicial para que as coisas ganhassem novos rumos, e hoje, grande parte das conquistas da humanidade se deve a coragem de desbravadores do espaço como é o caso de Yuri.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Analder © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting