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quarta-feira, 18 de maio de 2011

Redes Sociais e o Atendimento ao Cliente



Ontem postei aqui um dos vários elogios a empresas que respeitam o consumidor, já são vários exemplos e acho até que devo ter mais elogios do que reclamações aqui, nos últimos tempos tenho tido muito mais êxito nas reclamações do que dor de cabeça, e isso é bom, mostra que as empresas cada vez mais estão preocupadas com o que pensam seus consumidores.
Logo depois de escrever o Post em elogio à Ypê  li na UOL tecnologia a matéria “Consumidor conta como as redes sociais o ajudaram a trocar geladeira com defeito”, que aconselho a todos a lerem, a matéria conta de exemplos de consumidores que conseguiram soluções para seus problemas depois de reclamar por alguma rede social, como o twitter por exemplo.
A explicação é simples, quando postamos algo na internet perpetuamos nossa reclamação, e deixamos aberto um buraco na imagem da empresa, o que pode fazer com que a empresa perca sua credibilidade, e atentas a isso, cada vez mais as empresas ficam de olho nas redes sociais para não deixar que seu nome e sua credibilidade seja jogadas ao vento e se espalhe pela grande rede, portanto, temos agora uma grande arma para fazer valer nossos direitos.
A Reportagem da UOL cita o caso de @oboreli, que após várias reclamações com o SAC da Brastemp nunca conseguia resolver o seu problema, até que resolveu postar um vídeo exolicando sua situação no Youtube e espalhar pelo twitter, com isso teve o seu problema resolvido .
Vejam o vídeo:

O caso de @Oboreli é um exemplo a seguir, a medida que todos os consumidores começarem a exigir os seus direitos, menos seremos feito de palhaços, acho importante dizer que uma empresa apresentar um problema durante a execução de um serviço ou apresentar problema defeituoso não é indicio de má qualidade, esse o indício disso é quando a empresa, mesmo após alertada da falha não faz nada para resolver o problema. Temos que ser compreensível ao ponto de aceitar que problemas sempre estão sujeitos acontecer, o que não pode de forma alguma é sermos onerados por esse problema.
As redes sócias podem funcionar como um SAC, eu, por exemplo, tive um problemas resolvido bem mais rápido com Banco Santander ao reportar uma reclamação ao perfil deles no @SacSantander_br, depois de algum tempo fazendo uma solicitação na agencia, consegui em poucas horas ter a solicitação atendida ao entrar em contato com o perfil no Twitter, mas vale ressaltar, que também o atendimento por telefone do SAC Santander sempre funcionou perfeitamente nas vezes que precisei. Como falei acima, o ruim não foi o problema ter ocorrido, já que problemas acontecem, o problema é você ter suas solicitações ignoradas. Também tive mais sucesso com o atendimento via twitter do @Programa_dotz do que com o atendimento pelo próprio site, que também a exemplo do Santander, sempre atendeu minhas solicitações, ou seja, no meu exemplo, tive apenas o atendimento acelerado, pois em outras circunstância, sem o twitter, também tive minhas solicitações atendidas.
Da próxima vez que tiver um problema tente resolve-lo por meio das redes sociais, experimente esse novo canal, você com certeza terá melhores resultados. Hoje a maioria das empresas mantém perfis nas redes sociais, o que facilita e muito o contato.
Não deixem de ler a reportagem da uol citada acima:

Consumidor conta como as redes sociais o ajudaram a trocar geladeira com defeito


 

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