Pages

segunda-feira, 7 de junho de 2010

As Funções das Teclas de Função


Quem nunca se perguntou, para que serve as teclas F1, F2, F3, etc., de seu computador? Elas estão ali desde que me conheço por usuário de informática, e na verdade são valiosas em alguns casos, quem nunca pressionou um F5, por exemplo?
As teclas funcionam como teclas de função, tal qual o Shift, o Ctrl, o Win e o Alt, e combinadas essas teclas são poderosíssimas, te dando infinitas possibilidades, mas aos poucos, devido ao desuso elas vão sendo abandonadas, no meu net por exemplo elas ficaram em segundo planos, é sabido que em notebooks, há ainda uma fecla Fn, uma tecla de função que é utilizada para acessar uma segunda função das teclas F' da vida, ou seja, para mudar o modo de vídeo, aumentar ou diminuir o brilho, aumentar ou abaixar o volume e assim por diante, funciona assim como o shift para as outras teclas, dando novas funções aos botões de função da turma dos Fs, no meu netbook, a tecla Fn deve ser acessada quando eu quero os Fs e as teclas extras como aumentar o som é acessada diretamente sem a necessidade de apertar nenhuma outra tecla. Se você é da turma que acha que os Fs não servem para nada, abaixo uma lista das diversas funções destas maltratadas e esquecidas teclas:

F1 – Ajuda do programa que estiver sendo executado

F2 – Renomear arquivo – Ou seja, ao invés de clicar com o botão direito e ir em renomear, ou dar dois cliques demorados sobre o arquivo, basta ele estando selecionado, pressionar a tecla F2 e em seguida digitar o novo nome do arquivo.

F3 – Substitui o Cltr+F no Firefox e Internet Explorer, se está buscando algo e está com pressa, uma tecla é mais rápido que duas.

Shift + F3 – Alterna entre Maiúscula, Minúscula e primeira maiúscula no Word. Este é sem dúvida o melhor de todos, quantas vezes você apagou tudo e digitou de novo, simplesmente por não conhecer essa função do Word? Então pode parar de sofrer!

F4 – no Internet Explorer seleciona a barra de endereços, no Word refaz a ultima ação.

Alt + F4 – Finaliza um programa ou desliga o computador. Sabe quando você está com pressa, ou quando está chegando alguém que não pode ver o que você está fazendo? Então Alt F4 é útil nessas horas.

Ctrl + F4: Fecha a janela de um programa. Exemplo: se há vários documentos abertos no Word, ele fecha o que estiver sendo usado, ou seja, ao invés de fechar a aplicação ele fecha apenas o documento ativo.

F5: Atualiza uma página. Essencial na vida dos ansiosos, quando eles aguardam a chegada de um e-mail, por exemplo. Acho que é a tecla que eu mais utilizei em toda minha vida, lembro me da época do vestibular, o quanto apertava F5 pra ver se saia logo o gabarito.

F6: Circula pelos elementos da tela na área de trabalho do Windows. No Mozilla Firefox, seleciona a barra de endereços, no Word ainda oferece os atalhos para cada aba, e depois para cada item da aba, bastando clicar a letra correspondente ao atalho para acessar o item desejado.

F7: O Word faz a verificação ortográfica do texto digitado no programa

Shift + F7: Abre o dicionário de sinônimos do Word

F8: Assim que passa a tela de boot na inicialização do computador, ao pressionar F8, o PC com sistema Windows entra no menu de boot para que você escolha o tipo de inicialização, útil quando você precisa entrar no modo de segurança por exemplo.

F10: É uma alternativa à tecla Alt. Ao apertar F10, o usuário seleciona o menu de um programa. Por exemplo, no Firefox, ao usar a tecla, o menu Arquivo é selecionado.

Shift + F10: "Substituto" do botão direito do mouse. É isso ai, para quem não gosta de utilizar o mouse para agilizar o trabalho, já tem um substituto para o botão direito do velho rato.

F11: Habilita e desabilita o modo tela cheia dos programas

F12: No Word, é um atalho para a opção Salvar como.

Espero que essas informações sejam úteis para vocês!

Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/album/atalhos_teclasF_album.jhtm#fotoNav=1

Um comentário:

 
Analder © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting