Pages

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Bandeira do Brasil e seus simbolismos

Um pouco de história para o blog, hoje tive que ajudar os alunos da Escola Maria Luiza a pesquisarem sobre as estrelas da bandeira do Brasil, estrelas estas que estão recheadas de simbolismo e a maioria das pessoas desconhecem seus reais significados, com certeza você até o final deste post terá aprendido algo novo, eu com esta pesquisa descobri muita coisa que eu não sabia, embora já sabia alguma coisa.
A primeira coisa a saber a cerca das estrelas da bandeira do Brasil é que a quantidade, vai me dizer que você nunca se perguntou, quantas são as estrelas da bandeira do Brasil, então agora ja tens a reposta, são 27, isso porque cada bandeira representa cada um dos 26 estados brasileiros, mais uma que representa o Distrito Federal, até ai creio que não há tanta novidade assim.
As estrelas representam na verdade o céu do Rio de Janeiro na noite de 15 de Novembro de 1889, dia da proclamação da republica, veja o que diz o Artigo 3 da lei 8.421 de 11 de Maio de 1992

o § 1.º - As constelações que figuram na Bandeira Nacional correspondem ao aspecto do céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 20 horas, 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889 (doze horas siderais) e devem ser consideradas como vistas por um observador situado fora da esfera celeste.

O céu do Rio de Janeiro, já que era a capital do Brasil na época, outra coisa que pode estranhar é a disposição das estrelas, já que conforme a lei, elas deve ser consideradas do ponto de vista fora da terra, dessa forma vemos a estrela de forma espelhada na verdade.
A Bandeira que vemos tremular hoje nos jogos do Brasil na copa, foi a segunda bandeira republicana, a primeira era uma semelhante a dos Estados Unidos, com listras verdes e amarelas ao invés do vermelho e branco dos EUA, a bandeira do estado de Goiás é semelhante a esta primeira bandeira, mas a bandeira cópia dos EUA durou apenas 4 dias, já em 19 de Novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca vetou o desenho e então foi sugerido uma nova baseada na bandeira imperial, e então tivemos em 19 de Novembro de 1889 a instituição da bandeira como a vemos hoje, este dia ficou conhecido como o dia da Bandeira.
Vale lembrar que houve alterações de lá pra, isso porque naquela época a bandeira tinha 21 estrelas, e com a criação de novos estados ficava sempre a dúvida, quantas estrelas deveriam figurar a bandeira? Em 1992 acabou-se a dúvida com a lei 8.421 que dizia que toda vez que houvesse alteração no numero de estados seria alterado o número de estrelas.
Portanto, ai está 27 estrelas, e vem agora o erro mais comum da bandeira, grande parte dos brasileiros, e possivelmente você, acha que a estrela acima da faixa branca representa o Distrito Federal, ledo engano, primeiro porque à época da confecção da bandeira Brasília não existia nem em projeto, e a estrela já estava lá. A estrela acima da faixa representa o estado do Pará, e a explicação para isso é plausível, o Pará tinha a capital Belém acima da linha do Equador e era o estado com maior porção de terra acima da linha do equador, nada mais justo portanto.
Ao Distrito Federal ficou a Sigma, estrela pequena e de pouco brilho, mas seu simbolismo também é belo, ela possui uma posição única no hemisfério sul, por estar sempre acima da linha do horizonte ela pode ser vista a qualquer dia e horário.
Sobre as cores da bandeira, não há nada que afirme de fato o que significado de cada cor, nada até hoje foi escrito em decreto, há para explicar tais cores duas correntes, uma diz que o verde representa a casa de Bragança, família nobre de Portugal, a qual pertencia D. Pedro e o amarelo a casa de Habsburgo, para representar Maria Leopoldina, o losango pode ainda ser uma referencia ao símbolo feminino, o que reforça a ligação com Leopoldina. Mas a história mais difundida é de que o verde representa nossas matas, o amarelo os minérios e o azul o céu, este sim claro no decreto.
Quanto ao lema, escrito em verde, e nunca se esqueçam disso, seria uma síntese do lema positivista de Aguste Cote “O amor por principio e a Ordem por Base; o progresso por fim”

Abaixo, cada estado e sua respectiva estrela:


ACRE Gama da Hidra Fêmea
AMAPÁ Beta do Cão Maior
AMAZONAS Procyon (Alfa do Cão Menor)
PARÁ Spica (Alfa de Virgem)
MARANHÃO Beta do Escorpião
PIAUÍ Antares (Alfa do Escorpião)
CEARÁ Epsilon do Escorpião
RIO GRANDE DO NORTE Lambda do Escorpião
PARAÍBA Capa do Escorpião
PERNAMBUCO Mu do Escorpião
ALAGOAS Teta do Escorpião
SERGIPE Iota do Escorpião
BAHIA Gama do Cruzeiro do Sul
ESPÍRITO SANTO Epsilon do Cruzeiro do Sul
RIO DE JANEIRO Beta do Cruzeiro do Sul
SÃO PAULO Alfa do Cruzeiro do Sul
PARANÁ Gama do Triângulo Austral
SANTA CATARINA Beta do Triângulo Austral
RIO GRANDE DO SUL Alfa do Triângulo Austral
MINAS GERAIS Delta do Cruzeiro do Sul
GOIÁS Canopus (Alfa de Argus)
MATO GROSSO Sirius (Alfa do Cão Maior)
MATO GROSSO DO SUL Alphard (Alfa da Hidra Fêmea)
RONDÔNIA Gama do Cão Maior
RORAIMA Delta do Cão Maior
TOCANTINS Epsilon do Cão Maior
BRASILIA (DF) Sigma do Oitante

Fonte: http://www.observatorio.ufmg.br/pas12.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_do_Brasil

4 comentários:

 
Analder © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting