Pages

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Uma Pequena Reflexão Sobre o Tempo


"A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso. Daí viver num asilo, até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra poder aproveitar sua aposentadoria. Aí você curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas e se prepara para a faculdade. Você vai para colégio, tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando. E termina tudo com um ótimo orgasmo! Não seria perfeito?"
Charles Chaplin

Vi este texto em um recado do Orkut, e tal a beleza dele, resolvi procurar na internet o verdadeiro autor, todos os lugares em que achei o texto, ele é atribuído a Charles Chaplin, mas depois que descobri que aquele fantástico texto “Depois de um Tempo” não era do Shakespeare fico sempre com um pé atrás, mas enfim, por enquanto fica creditado a ele.
Independente do autor, é preciso dizer que é um ótimo texto, que nos faz refletir um pouco sobre o sentido da vida. É claro que para quem assistiu ao filme “O Curioso Caso de Benjamin Button” o texto não traz tanta novidades assim.
A idéia de nascer velho e ir rejuvenescendo tem é claro seus lados positivos e negativos, ao procurar sobre o texto encontrei a discussão em um fórum, a resposta mais interessante que encontrei, foi a de que se fosse assim, nós gostaríamos que fosse de outro jeito, porque o ser humano nunca está satisfeito, eu tendo a concordar com isso, é condição do ser humano estar insatisfeito, infelizmente é assim o ser humano passa muito mais tempo pensando em como seria bom se fosse de outro jeito, do que realmente aproveitando a vida.
É claro que chegar a adolescência com toda a carga da vida adulta seria fantástico, mas você já parou para pensar como seria a vida adulta sem a carga da infância e da adolescência?
Hoje por exemplo temos uma geração de adolescentes sem a carga da infância, e é notável que isso não é uma coisa boa, os adolescentes de hoje não viveram plenamente sua infância, e muitos deles parecem também não querer viver a adolescência, e então fico a pensar, como será essa geração quando chegar a vida adulta? Estão tão acostumados a ter tudo na mão que quando se tornarem adulto acharão que não precisarão trabalhar, que tudo que quiserem estará rapidamente na sua mão, e nós sabemos que não é assim.
Eu como professor sinto isso na pele, como é triste ver a “dedicação” dos alunos aos estudos, eu prefiro nem citar exemplos aqui para não deixar ninguém magoado, e também para não ocupar muitas páginas do blog, porque seriam inúmeros casos, mas é claro, felizmente temos uma outra turma que sabem bem o que querem da vida, e dão importância ao seu periodo de escola.
Bom, depois de terem passado uma infância pobre, uma adolescência com cara de vida adulta eles verão em textos como esse, uma desculpa para explicar porque fracassaram nos seus objetivos, mas eu que considero ter vivido bem a minha infância e minha adolescência, acho que o nosso modelo atual é perfeito, primeiro vivemos inocentes, depois perdemos a inocência, mas ainda não tempos responsabilidades, o que nos dá a desculpa de ser inocentes ainda, depois vem a responsabilidades e ai não existem mais desculpas, ou você acerta, ou pagará eternamente pelos seus erros.
Acho que precisamos para de fantasiar com essas coisas de “como o mundo seria se...” e cair na realidade de “como o mundo será se...”, é tão mais fácil encarar a vida como algo sério, que tem-se uma única oportunidade. Eu sonho sim, mas nunca sem tirar os pés do chão, creio que o sonho é o que alimenta a vida humana, sem ele estaríamos fadados a viver como animais irracionais, mas sonhar não quer dizer desejar o impossível, temos que sonhar sonhos possíveis, e ainda temos que no mínimo ter a decência de tentar realizar os sonhos, e não ficar sonhando coisas que dependem muito mais dos outros do que de nós mesmo.
O homem só descobrirá o verdadeiro sentido da sua vida, quando não puder fazer mais nada a respeito dela, pensem nisso!

3 comentários:

  1. Analder, adorei essa reflexão sua sobre o tempo, estou acompanhando o seu blog, tem muitos textos interessantes, realmente é pra gente para e pensar,
    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Analder, adorei essa reflexão sua sobre o tempo, estou acompanhando o seu blog, tem muitos textos interessantes, realmente é pra gente para e pensar,
    Beijos...

    ResponderExcluir
  3. Cris que bom que gostou, o tempo de fato nos leva a refletir sobre muitas coisas, afinal nada na vida é tão precioso e misterioso quanto tempo.

    ResponderExcluir

 
Analder © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting