Pages

terça-feira, 27 de julho de 2010

Passeio por São Paulo - O Expresso Turístico

A partir de hoje eu começo a série com os relatos dos meus passeios por São Paulo, começando pelo Expresso Turístico, o primeiro passeio.
Para quem não sabe, o Expresso Turístico é uma oportunidade de voltar ao passeio em um belo passeio de trem, ops! No meu caso eu não voltei ao passado, eu fui ao passado, já que nunca havia andando de trem antes, sempre tive curiosidade de saber como é um passeio de trem, tenho até minha maquete de trem em casa, qualquer dia eu coloco fotos dela por aqui, mas enfim, na cidade onde morava não tinha trem, quando cheguei em Matão as linhas de transporte de passageiros já haviam sido desativada, restava então o sonho de infância de realizar um passeio de trem, até então havia para mim 3 opções, Ouro Preto (que ainda irei conhecer), Campinas e Curitiba, mas confesso que todas um pouco distante para mim, portanto assim que fiquei sabendo do Expresso Turístico em São Paulo, alterei alguns planos e inclui o passeio de trem no meu roteiro.
A ideia era fazer o passeio no domingo, indo para Mogi das Cruzes, quando chegamos a São Paulo, João teve a idéia de ir até a Luz para ver o Trem partir para Jundiaí, e foi ai que os planos começaram a mudar, assim que chegamos e vimos o trem, decidimos comprar o bilhete para garantir o passeio, mas quando chegamos lá, para o dia seguinte haviam apenas quatro lugares que só seria disponibilizado no domingo, e todos longe um do outro, e nenhum de janelinha, frustração total. Foi então que atendente disse que havia duas passagens juntas, sendo uma de janela para o passeio daquele dia, sem pensar muito decidimos que iríamos, ainda que aproveitássemos só o passeio de ida.
Foi realmente incrível o passeio, o trem corta a Grande São Paulo, e mostra as diversas faces de São Paulo, e ainda que por pouco tempo é possível ter contato com a natureza, o trem vai bem de vagar para dar mais tempo de apreciar o passeio, há inclusive uma passagem por um túnel... fica tudo escuro... não se vê nada.
É gostoso ouvir o barulho dos trilhos, é um pouco diferente das maquinas elétricas. Ah esqueci de dizer, o passeio é feito a bordo de uma maquina a diesel e o carro de passageiros é aqueles da década de 50, pena que são só dois vagões, acho que seria mais empolgante se fosse uma composição maior, mas mesmo assim deu para matar a vontade.
Chegando em Jundiaí, numa estação super simpática, decidimos ir para o museu ferroviário, afinal, museu é comigo mesmo, andamos um bocado a pé, disseram que é perto, mas não é tão perto assim não, no museu tem diversas peças do tempo em que o trem era o principal meio de locomoção, inclusive um vagão onde funcionava uma escola itinerante do SENAI, hoje funcionam em ônibus ou caminhões, tinha também várias réplicas de trens, e muita coisa da época, simplesmente fantástico. Ah! A entrada no museu é gratuita.
O expresso turístico parte de São Paulo às 8h30, chega à Jundiaí as 10h e tem o horário de volta marcado para as 16h30, para quem tem bastante tempo é possível realizar alguns passeios como o circuito das frutas, em que é possível conhecer fazendas da região produtoras de vários tipos de frutas, eu infelizmente não tinha tempo para isso, e tive que me contentar em parar o passeio por ai.
Voltamos à estação e começamos a longa viagem de volta em um trem normal da CPTM, foi ai que começou o inferno, mas isso fica para o próximo capitulo.
Infelizmente esqueci de descarregar as fotos, prometo que assim que o fizer postarei algumas fotos aqui, depois falo da volta de trem e do passeio pelo Mercado Municipal.

As fotos do Passeio pelo Expresso Turistico:












Se você quiser conhecer mais sobre o Expresso Turístico é só ir no site da CPTM, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Analder © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting