Pages

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Os vírus vão te sequestrar


Era o que faltava para nossa vida virtual, os ransomwares. Tudo bem, você não sabe o que é isso, e nem eu sabia até uns 10 minutos atrás. Mas é o mais novo da membro da família de vírus, se lembra do malware e do spyware, então o ransomware é o irmão mais novo da turma.
Como todo vírus ele veio para te encher as paciências, mas mais do que isso, para te esvaziar o bolso, a idéia do ransomware é seqüestrar o seu computador, ou parte dele, e pedir resgate em seguida, ransom vem de resgate em inglês, depois de infectado o vírus altera seu computador com é o caso do Krotten, que altera alguns registros do Windows, e desabilita algumas funcionalidades, há ainda os que “sequestram” arquivos, em ambos os casos, você só se vê livre da praga depois de pagar o tal resgate, no caso do Krotten, que é a nova ameçada do tipo, o que os especialistas dizem é que nem mesmo pagando você terá de novo o seu computador como era antes, e neste caso o melhor é começar do zero.
E olha que a idéia nem é nova, embora pareça absurda a idéia de ter que pagar para ter seus arquivos ou mesmo o seu computador de volta, já existem vários ransomwares espalhados por ai, o GpCode por exemplo foi lançado em 2005, e depois dele muitas outras versões foram lançadas e espalhadas pela internet, há até um que te obriga a fazer compra em uma farmácia online para ter o código que desativa o danado do ransomware.
Bom o melhor então é ficar com seu antivírus atualizado, e seguir sempre aquelas dicas, de não fazer download de anexos desconhecidos, saber bem os sites em que vai entrar, para que não tenha que pagar resgate para ter seu inseparável computador de volta.

Fontes:
http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2007/07/30/idgnoticia.2007-07-30.3215422837/
http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2010/07/13/pesquisadores-descobrem-malware-que-sequestra-pc-e-pede-resgate/

3 comentários:

  1. Oieee!!!

    Fiquei fora do ar por um tempinho mas já estou de volta!!!!
    Bem, acho que deve ter havido algum incêndio criminoso em alguma comunidade "ware". E meu computador foi designado para acomodar os desabrigados... Vc nem imagina quantas famílias estão por aqui... Tudo muito precário, leeeeento.... Só me faltava um sequestrador né???? Vou entrar logo com um pedido de bolsa PC, convênio assistência técnica e evitar todas essas coisas que vc aconselhou! Como é bom ter amigos geniais!!!!

    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Ah!!!

    Adorei a foto!!!! Vc pos as criancinhas do projeto também!!!!!! Sinal que não esqueceu da gente né? Saudade de ter vc por perto....

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oxe... até que enfim voltou heim, já tava sentindo sua falta.

    Bom pelo jeito o seu PC ai ta precisando jogar fogo pra ver se mata os virus... mas com certeza seu antivirus não vê uma atualização a decadas né?

    Boa essa de bolsa PC, acho que vou me candidatar a presidente e oferecer colocar os antivirus no calendário oficial de vacinação, fazer algo parecido com o que fizeram com h1n1 o que acha, primeiro os computadores de 10 anos atraz, e vai indo atée chegar nos netbooks.

    ResponderExcluir

 
Analder © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting