Pages

quarta-feira, 9 de junho de 2010

O Monstro do TCC – Parte 4: Batalha de Grandes

Depois de quase 10 meses, a “guerra” chegou ao fim, ontem por volta das 22h30 o monstro do TCC deu seu último suspiro. É meus heróis conseguiram, conseguiram aquilo que parecia difícil no início. O Monstro do TCC assustou muitos deles, alguns chegaram a pensar em abandonar a luta, a se entregar como covardes, mas não meus heróis, eles tiveram garra, persistência, e ainda que o monstro parecesse enorme, e eles pequenos diante da briga, eles uniram forças, e lá estavam eles diante do último round dessa incrível luta.
Como foi gratificantes vê-los com coragem enfrentar seu maior temor, ouvir a voz trêmulas de alguns era pra mim algo delicioso, e não que eu goste de ver o sofrimento alheio, mas ter respeito pelo adversário é sem dúvida nenhuma a melhor qualidade que um herói deve ter, saber que o problema é grande, e temê-lo não é se mostrar fraco, claro que pedi a eles que não ficassem nervosos, mas bem no fundo eu queria mais é que estivessem nervosos sim, se você chega cheio de confiança, você pode vacilar facilmente, e quando estamos diante do Monstro do TCC nenhum vacilo pode ser permitido. É claro que vou falar para meus heróis que na minha batalha eu não estava nervoso, precisava deles confiantes, mas é impossível não tremer diante deste desafio, ninguém gosta de ser avaliado, ainda mais ser avaliado em público como é o caso de uma banca de TCC, a sensação de estar apresentando um TCC deve ser parecida com a sensação de estar diante de um pelotão de fuzilamento, você nunca sabe o que virá.
Mas eu seu soube que meus heróis não me decepcionariam, eu acompanhei toda a trajetória deles, sabia que tinham forças suficientes, e ainda que lhes faltassem, eles arrancariam essa força de algum lugar.
Me senti um “Avô” privilegiando assistindo meus “netinhos” serem apresentados para o mundo, só espero que os “pais” também estejam felizes com a criação, tal como eu estou. Até sei que muitos engavetarão o projeto, e nunca mais ousarão abrir novamente o código fonte de seus “filhos”, mas a lição que quero que levem disso tudo, são binárias, seria impossível transformar em arquivos digitais, são experiências que foram gravadas numa máquina ainda mais potente que qualquer computador existente, uma experiência dessa deixa marcas profundas, que eles hoje não tomarão conhecimento disso, mas usarão isso durante toda sua vida, ainda que não percebam.
Somos fortes diante de qualquer situação, basta querer. Eles provaram isso, ainda que todos subestimassem o trabalho a ser feito, no semestre passado, e se assustaram ao ver o problema real que eles teriam que enfrentar, que tenham pensado em desistir ou resistir, eles conseguiram, tenho certeza que eles não imaginavam o quão grande seria a experiência de vivenciar um TCC, mas hoje com certeza tem bagagem suficiente para iniciar novas batalhas, e sei que naquele grupo, muitas batalhas viram, quem sabe não serei ainda convidado a assistir suas batalhas da graduação, da pós graduação, do mestrado, do doutorado, enfim, de outras batalhas que com certeza ainda enfrentarão. O bom de ser professor é que você sempre tem para quem torcer, e eu torço muito para que meus heróis cheguem longe nos caminhos que decidirem trilhar.
Não vou encerrar a saga do Monstro do TCC aqui, acho que de fato ela só terminará quando eu tiver que me despedir em definitivo dos meus heróis, e acho despedidas tão tristes, portanto talvez o final desta história não seja assim tão feliz, mas a vida de professor é mesmo assim, você se despede de seus velhos heróis para receber novos, mas nunca, nunca mesmo um herói substitui os outros.
Obrigado meninos pelas lições que me ensinaram, pelas lições que aprenderam, e por ter feito do meu caminho, um caminho melhor!

"Um professor afeta a eternidade; é impossível dizer até onde vai sua influência."
Henry Adams

Do fundo do meu coração, espero ter afetado a eternidade de vocês, e que vocês carreguem sempre com vocês um pouco de mim, porque comigo sempre estará um pouquinho de cada um de vocês.

As fotos da batalha:



6 comentários:

  1. aai que lindo Analder *-* Pode ter certeza que sempre carregaremos você junto conosco, porque grande foi a lição que você nos ensinou. Mostrou que o impossivel não existe, que basta correr atrás e que sim, temos capacidade de fazer qualquer coisa, chegar a qualquer lugar. Obrigada por tudo.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que me carregarão pra sempre, ainda bem que perdi uns quilinhos né, se não acho que nao dariam contam.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Meu querido....

    Parabéns pelo texto, pelos seus heróis e pela sua trajetória até aqui. Posso dizer com propriedade pois acompanhei seus passos pela graduação, o "seu" TCC e a sua evolução como pessoa e como profissional. Tenha certeza de que você afetará a existência de todos os que passarem por você de alguma forma. Até esta colega, que tem exatamente o dobro da sua idade você é capaz de ensinar. Tenho muito orgulho de ter trabalhado a seu lado e ter visto vc bater asas para o sucesso.
    Parabéns novamente.
    Beijo
    Lygia

    ResponderExcluir
  4. Nossa Lygia, vc tem o dobro da minha idade? Eu jurava que vc tinha mas de 40... kkk

    É Lygia, felizmente consegui sair da gaiola e bater asas, nao que eu não gostasse da gaiola, mas acho que o tempo todo eu queria estar fora, mesmo adorando estar dentro, felizmente consegui.

    Bom, preciso lembrar, e uma vez mais agradecer pois você me ajudou com meu "filhote" TCC.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. aaah que lindo *-*
    chorei lendo isso. Com certeza estamos muito orgulhosos dos nossos 'filhos' vovô coruja. rs
    Sem você nós nunca teríamos conseguido, tentamos sugar tuudo o que voce tinha pra nos passar, e acho que conseguimos não só conhecimento teórico. Nós crescemos, evoluimos e como voce mesmo disse, acho que agora graças ao MONSTRO do TCC estamos um pouco mais preparados para tantas outras batalhas que virão. Muito obrigada por tudo!

    ResponderExcluir
  6. É Lidiana, muitas outras batalhas virão, e acredite, com força de vontade, todas as barreiras são trasponiveis.

    ResponderExcluir

 
Analder © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting