Pages

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Top 10 – Os 10 Melhores Vencedores do Oscar



Ok, nem sempre o filme vencedor do Oscar é aquele que de fato achamos o melhor, até porque cada um vai analisar a partir de um ponto de vista, eu por exemplo ainda não acredito que Avatar não levou o prêmio de 2010, e talvez por isso ainda não tenha assistido Guerra ao Terror, acho até que deveria assistir para acabar de vez com as dúvidas se ele foi ou não melhor filme que Avatar, mas dada a importância de Avatar para o cinema, por fazer proliferar o cinema 3D no mundo, acho meio complicado mudar de idéia.
O top 10 de hoje trás a lista com os 10 melhores vencedores do Oscar nos últimos 20 anos, é importante lembrar que trata-se uma lista pessoal, e levei em consideração apenas os filmes dos últimos 20 anos, e desconsiderando cinco dos vencedores que eu não assisti e portanto não posso julgar, são eles: Guerra ao terror(2010), Menina de ouro(2005),  Chicago(2003), Os imperdoáveis(1993)  e Dança com lobos (1991).

1º Crash – No limite(2006)     
Crash continua sendo para mim o melhor filme de todos os tempos, por conta da leveza com que conta todas aquelas histórias e as faz entrelaçar, com a leveza de que nos faz refletir sobre nossa própria ignorância, ainda me lembro que Crash disputou o Oscar com um filme que talvez merecesse levar  o Oscar pela bravura de apresentar um tema polemico como se não o fosse, quem não se Lembra de O segredo de Broukback Montain? Mas nem toda a coragem de Broukback conseguiu tirar o brilhantismo de Crash, acho que só não assisti mais vezes o Crash do que o Ghost do outro lado da vida e o Guarda Costas, mas isso porque a TV não reprisa tanto ele quanto os dois últimos citados. Crash é um filme para assistir com tempo para refletir posteriormente, não é simplesmente desligar o DVD  e voltar a rotina, ele nos faz pensar muito sobre nós mesmos, e sobre nossas ignorâncias 

 2º O Senhor dos Anéis: o retorno do rei (2004)
Não dá pra negar, é a melhor trilogia de todos os tempos, o Senhor dos Anéis por muito tempo alimentou nossas mentes que buscavam ansiosamente o próximo filme da trilogia, o filme de fato fez jus ao premio de melhor filme, pena que só levou a estatueta no ultimo filme da série de 3. 


 3º Gladiador (2001)
Acho fascinante o Gladiador, também é um dos filmes que já vi várias vezes o verei tantas outras quantas for possível, é um filme que meche um pouco com nossos instintos, a atuação de Russell Crowe nesse filme foi algo sensacional que abrilhantou ainda mais o filme. A história do filme também ajudou muito a chegar ao patamar de melhor filme.


 4º Uma mente brilhante (2002)
O Filme trouxe uma história de fato brilhante, filmes que contam histórias reais sempre ganham créditos comigo, até porque para chegarem a virar filme é porque a história de fato vale a pena ser assistida, ok, em tempos de lançamento do filme de Justin Bieber isso não é uma verdade absoluta. Gosto muito de filmes dramáticos, e Uma Mente Brilhante soube fazer drama com maestria.


 5º Quem quer ser um milionário? (2009)
Esse entra na lista por conta da sua capacidade de surpreender, quem quer ser um milionário é um filme que a principio eu não daria crédito algum, e pra ser sincero só dei crédito a ele porque venceu o Oscar, se não tivesse vencido talvez eu nem tivesse assistido. O filme é espetacular e soube prender a todos do início ao fim. 


 6º Titanic (1998)
Titanic merece estar nesta lista por conta de seu histórico, até sei que muitos vão torcer o nariz por ver Titanic aqui, mas eu adoro Titanic, ok, a historinha pode até ser meio exagerada e talvez um pouco sem graça em alguns momentos, mas Titanic mudou o rumo do cinema, foi uma grande produção na época que alavancou o ressurgimento do cinema, pelo menos no Brasil muitos cinemas foram abertos por conta do sucesso estrondoso de Titanic, e cá entre nós, a produção do filme foi realmente fantástica, e fez jus as 11 estatuetas conquistadas.


 7º Shakespeare Apaixonado (1999)
Shakespeare é sempre bom. Mas Shakspeare Apaixonado foi demais, achei a narrativa do filme formidável, foi encantador. Gosto de filmes que retornam ao passado, torna tudo tão mágico, e depois, não tinha nenhum romance nessa lista ainda.               


 8º Onde os fracos não tem vez (2008)
A exemplo de quem quer ser um milionário, Onde os fracos não tem vez é um filme que talvez eu não assistiria não fosse ele um vencedor de Oscar, tudo bem que ele venceu o Oscar num ano sem muitas surpresas, mas ainda sim acho que valeu a estatueta. O filme prende o espectador do início ao fim, gosto de filmes tensos que as vezes te deixa até sem respirar esperando pelo próximo passo, e o filme usou muito desse recurso.


 9º Forrest Gump (1995)
Forrest é encantador, ok, não é um filme pra assistir várias vezes, mas é encantador, eu assisti uma única vez, nunca tive vontade de assistir de novo, mas ainda sim achei que deveria figurar nesse top 10.


 10º Os infiltrados (2007)
Poucos foram os filmes desta lista que vi no cinema, apenas  Uma Mente Brilhante, Titanic, Shakespeare Apaixonado e Os infiltrados, talvez por isso achei que ele devesse figurar a lista, me lembro que fui assistir os infiltrados por falta de opção, mas não me arrependi nenhum um pouco, com um atuação fantástica de Leonardo Di Caprio o filme realmente mostrou-se merecedor da estatueta por sua história surpreendente.



Infelizmente alguns filmes ficaram fora da lista os cinco lá de cima que ainda não vi e portanto não poderia julgá-los  e outros cinco, que foram muitos bons, mas que não conseguiram um lugar na minha lista de 10 melhores.

Ficaram for a da lista os filmes:  Beleza Americana(2000), O paciente inglês  (1997),
A lista de Schindler(1994) e  O silêncio do inocentes(1992)

2 comentários:

  1. O paciente inglês (1997), A lista de Schindler(1994),Forrest Gump (1995), eu compro a ideia que esses 3 ainda são os melhores.

    ResponderExcluir
  2. Concordo que são filmes Maravilhosos, mas como são anteriores do inicio da minha paixão por cinema acabaram por ficar de fora (O Paciente e A Lista).
    Minha paixão pelo cinema se deu na retomada do Cinema com o Titanic, antes de Titanic eu só tinha assistido um filme no Cinema, dos trapalhões.
    Com excessão do Forrest, todos os outros filmes foram da era pos titanic, justo por causa da minha paixão pelo cinema que começou após esta época!

    ResponderExcluir

 
Analder © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting