Pages

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Beleza


As que se acham bonita que me desculpem, mas beleza é questão de opinião!

Esta semana a série Sagrado, (um quadro que passa na globo pela manhã que busca o olhar das religiões sobre um determinado tema) teve como tema a beleza, cada religião deu seu parecer sobre a beleza, pensei que eu como um “sem religião” também poderia opinar, afinal tem coisa mais contraditória que a beleza?

Dizem que beleza não se põe a mesa, mas cá entre nós, muitas vezes comemos com os olhos, olhamos para uma coisa e já sabemos que não iremos gostar só pela aparência da comida, então beleza se põe a mesa sim!

Mas não é pra falar de beleza da comida, vamos falar da beleza da pessoa, seja interior ou exterior, até porque uma em geral reflete a outra, será que você já parou pra pensar em uma definição para beleza? A Winkpedia define como: A beleza é uma experiência, um processo cognitivo ou mental, ou ainda, espiritual, relacionada à percepção de elementos que agradam de forma singular aquele que a experimenta. Suas formas são inúmeras, e a ciência ainda tenta dar uma explicação para o processo.
(pt.wikipedia.org/wiki/Beleza), e é exatamente isso a beleza, é um processo mental, uma experiência da qual cada um tem a sua, desta forma o que é belo para um pode não ser para ou outro, porque cada processo mental terá suas variáveis, e elas nunca serão iguais de pessoa para pessoa e é preciso saber respeitar isso, eu por exemplo, minha mãe me acha lindo, mas é porque a variável que mais pesa no processo mental dela para me avaliar é o amor materno, meus amigos também podem me achar lindo, porque no processo mental deles pesa muito a amizade, meus alunos... bem meus alunos devem me achar feio. Baseado nisso é possível então entender porque uma pessoa que achamos bonita namora com outra que achamos feia, porque no processo mental dessas pessoas o que mais pesa é uma coisinha chamada “amor”, lembra que o “amor” é cego (e burro claro), quando olhamos para uma pessoa e nos apaixonamos por ela, não estamos olhando o físico da pessoa, isso porque ninguém quer um troféu pra levar pra casa, o que todo mundo procura é alguém que o complete só isso, claro que depois de anos de casados, acordando lado a lado, o processo mental vai se modificando, e uma hora ou outra sua opinião acerca daquela pessoa pode mudar, depois de um tempo de convivência, as variáveis que pesam mais vão se modificando.

Se discutir beleza exterior já é difícil, beleza interior então... Aí fica mais difícil ainda, porque se analisarmos uma pessoa apenas por uma atitude, podemos cair no erro do pré-julgamento, uma pessoa que tem uma atitude bonita, não quer dizer que tem todas as atividades bonitas, e por ai vai.

A beleza, portanto está nos olhos de quem vê, eu parto do pressuposto de que todas as pessoas são bonitas, tanto interna como externamente, a medida que convivo com a pessoa é que consigo ir alterando as variáveis para concluir se são ou não bonitas. Meus alunos, por exemplo, acho todos eles lindos, principalmente os do infantil, a pureza deles me deixa encantado, adoro quando eles me abraçam, é tão difícil um abraço sincero como o deles, pena que crescem e muitas vezes ficam feios, perdem todo o brilho que agora tem de sobra.

Moda por exemplo, pra mim grande parte das coisas que estão na moda são horríveis, e provavelmente todo mundo que gosta de estar na moda vai achar as coisas que eu uso feias ou brega, mas no final, eu nem penso nisso, para mim a roupa bela é aquela que me faz sentir bem, não quero parecer um pavão só para que as pessoas me achem elegante, eu não necessito disso, a opinião das pessoas sobre o que estou vestindo é tão importante como guarda-chuvas em dias sol.

Então é isso, a beleza é indiscutível, eu posso achar belo aquilo que você acha feio e vice-versa, o que torna uma coisa bela, é a necessidade que temos de que ela seja bela, para uns a vida é bela, para outros não, isso porque uns são otimistas, outros pessimista.

Se você entrar no meu blog e ler esse texto, dê também a sua opinião sobre a beleza, talvez isso faça com que você se sinta mais belo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Analder © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting