Pages

segunda-feira, 17 de maio de 2010

O problema da juventude de hoje


Acabei de comprovar, não sou eu que sou mau humorado nas segunda, é que toda manhã de segunda alguém vem me pedir pra fazer algo que não acho certo fazer. Parar a atividade de um aluno porque outro aluno precisa fazer alguma coisa para alguma outra coisa que não a aula de informática é um exemplo, hoje pelo menos foi apenas uma tentativa, sem insistência, assim fica melhor, não me sinto assim tão culpado de não ter feito.

Mas vamos pensar um pouco, vocês já pararam pra pensar o quanto o mundo está imediatista? E pior ainda, já param para pensar o quanto nós alimentamos isso? Hoje as pessoas não sabem esperar, querem tudo para agora, se possível para ontem! Mas comigo não funciona bem assim, se você quer que eu faça algo por você me peça bem antecipadamente, não que eu seja lento para executar as tarefas, eu apenas acho que não posso passar por cima dos meus afazeres, para fazer o que alguém precisa, assim como não acho correto pedir a um aluno que pare a sua atividade para que outro de uma outra turma faça a dele, não é justo e não é correto!

Os jovens de hoje estão acostumados a ter tudo na mão, a não ouvir não, e principalmente acham que todo mundo está subordinado à alguém do qual eles detém o poder, é muito comum por exemplo, ao ouvir um não meu, um aluno dizer “Ah! Mas foi fulano que pediu” como se o tal fulano tivesse poder sobre o que eu devo ou não fazer. Não estou dizendo que não aceito subordinação, sei que como professor estou um pouco abaixo em uma hierarquia, mas sei também quais são meus deveres, e quando devo executá-los, sei ainda discernir o que acho certo e o que não acho.
Eu acredito muito na juventude, me preocupa muito é saber que na maioria das vezes eles próprios não acreditam em sim, estão muito munidos de desculpas para justificar o seu fracasso, mas poucos tem objetivos, passam tanto tempo tentando achar um motivo que os credenciem a não fazer algo, que sobra pouco tempo para fazer alguma coisa. Acho incrível com eles conseguem solucionar o problema do Orkut bloqueado com tanta rapidez e compartilhar a solução, fico imaginando como seria mágico se eles usassem essa esperteza para solucionar os outros problemas da vida. Quando descobrem como entrar no Orkut bloqueado espalham pra todo mundo, tentando exibir o troféu, mas quando conseguem resolver um problema proposto pelo professor, esconde a sete chaves, não compartilham o conhecimento. Que fique bem claro, esta é a regra, mas existem belas exceções.

O problema da juventude de hoje é portanto, eles não saberem onde querem chegar e pior ainda, terem sempre uma boa desculpa para o porque não vão chegar. Eles não querem ir contra os números, eles querem mesmo é fazer parte da estatística triste do nosso mundo contemporâneo, não querem ser exceção, preferem ser regra, isso tudo porque é bem mais fácil procurar um culpado do que assumir a culpa.
Mas para ser sincero, eu ainda acredito na nossa juventude, hora ou outra eles vão ter um choque de realidade.

imagem retirada de: http://amigosdeoracao.files.wordpress.com/2010/02/pastoral_da_juventude1.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Analder © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting