Pages

sexta-feira, 21 de maio de 2010

A curiosidade pode te infectar

No caso da internet em que não se pode utilizar camisinha para evitar uma possível infecção por um vírus, é necessário usar o bom senso.
O Glossário da Uol define vírus com um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga infectando, isto é, inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos de um computador. O vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção.
Hoje no mundo informatizado que vivemos, contrair um vírus na internet é tão fácil quanto contrair um vírus na vida real, o da gripe por exemplo, basta um espirro e milhares de vírus se espalham no ar a procura de um novo hospedeiro. Tal como na vida real, existem vírus de vários níveis de periculosidade, na informática eles podem ser tão letais quanto o da gripe suína ou mesmo o HIV, basta um click ou mesmo conectar seu pendrive num PC infectado, e pronto você já está infectado.
O pendrive convenhamos, é a coisa mais promiscua que foi inventado na informática, pense, você tira do seu PC, coloca no dos outros, coloca o dos outros no seu, PC enfim a chance de contrair um vírus é grande.
Mas em alguns casos o bom senso ajuda bastante, por exemplo, você recebe um email dizendo “Veja as fotos de ontem a noite, ficaram ótimas”. Perai, ontem a noite você não saiu de casa, não tirou foto, e ainda sim por curiosidade vai querer ver as fotos? Faça me o favor. Eu recebo toneladas de email por dia, muitos deles com conteúdos suspeitos e que jamais serão abertos, veja o exemplo de dois, o primeiro deles enviado pelo amigo Cristiano, claro que não foi ele, é que ele foi infectado e sua conta espalhou email para toda a sua lista de contatos, veja só:



Será que um pai senti orgulho?
Vamos aos fatos, eu já recebi esse mesmo email de pelo menos umas cinco pessoas diferentes já é um indicio de email enviado automaticamente, vejam que não há anexos no email, mas quando você abre a mensagem, vejam só, há várias imagens simulando arquivos anexos:



Como sei disso, no Yahoo o anexo fica em cima da mensagem e não abaixo e além disso, basta mover o mouse para cima do dito anexo para ver na barra de status que ele é simplesmente um link para uma página da web fora do Yahoo, que é meu provedor de email, vejam a imagem:



Claro que eles apelam para a curiosidade humana, devo confessar que sou bem curioso, mas minha curiosidade não é maior que minha sanidade, portanto jamais vou querer ver as festas de ontem a noite da qual não fui, as fotos da vizinha gostosa, as fotos da filha que envergonhou o pai, ou qualquer coisa do gênero.
O outro exemplo também clássico tem como assunto “Desculpe-me pela minha franqueza”, ah eu é que tenho que pedir desculpa, mas acho uma estupidez sem tamanho alguém acreditar na conversinha deste email:



Mais uma vez, o link aponta para uma página desconhecida, e outra vez apela para a curiosidade.
Se alguém quiser ser franco comigo, no mínimo precisa se identificar, e se quiser que eu veja uma foto, me envie por anexo para que o antivírus do email possa vasculhar o arquivo antes que eu faça o download.
Bom, creio que cada um tem seu nível de curiosidade, mas quando se trata de email é bom ser cauteloso, não faça tudo as pressas sem analisar bem a situação, não acredite que um email é realmente da pessoa que está enviando, em geral a pessoa infectada envia automaticamente o email com vírus para todos os contatos da sua lista.
Então ainda que você tenha saído ontem à noite com a pessoa que te enviou o email suspeito, pondere bem antes de abrir, será que essa pessoa ficou mesmo de te enviar as fotos? O Assunto e o texto do email está realmente relacionado com a pessoa que te enviou e com os fatos do qual se refere?

Então já que não dá pra usar camisinha use o bom senso!!!

3 comentários:

  1. nem me fale em virus, q meu pc ta uma porcaria por causa deles .....
    bj Reeh

    ResponderExcluir
  2. Bem q gostaria de ir também ...
    mas infelismente nao vai ser dessa vez...
    kkkkk
    Reeh

    ResponderExcluir
  3. É virus é coisa séria, acaba com nossa vida virtual de uma hora pra outra.

    Ainda bem que existe antivirus!!!

    ResponderExcluir

 
Analder © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting