Pages

terça-feira, 25 de maio de 2010

Novas Famílias



Nesta semana a série Sagrado aborda o tema Novas Famílias, para quem ainda não sabe, a série Sagrado é um quadro que vai ao ar todas as manhãs na globo, logo após o telecurso, seu propósito é ver o olhar de diversas religiões sobre um determinado tema, eu na classe dos sem religião, também quero mostrar meu olhar sobre os temas.
Claro que eu como sem religião devo dizer que a instituição Família, como todos estão acostumados, se ainda não está falida, esta fadada a falir, não que eu torça para isso acontecer, é que sou realista e vejo o rumo que tomamos, e devo dizer que é um rumo sem volta. Mas a instituição Família falida, é aquela que existia a uns 10 anos atrás, a família de verdade jamais falirá ou deixará de ser importante, o que mudou foi a configuração desta famílias. Claro que para a religião isso não é bom, porque de certa forma ela perde o domínio sobre seus fiéis, já que eles ainda pregam valores ultrapassados.
A família de hoje, é tão importante quando a de antes, só que hoje é composta de formas diferentes, famílias com apenas um mãe ou apenas um pai, duas mães ou dois pais, família sem pai e mãe, família sem filhos, mas na essência nenhuma delas perdeu seu valor, um casal que decide não ter filhos, não pode ser condenado por isso, no mundo em que vivemos, educar um filho é uma missão difícil, e alguns pode não querer esta missão, afinal para mim é melhor uma família sem filho, do que uma família cheia de filhos dos quais não se consegue educar e por conseqüência, controlá-los.
A juventude de hoje pensa diferente, e pensar diferente não é pensar errado, querer que nossos filhos pensem como nós, é querer que eles vivam a nossa vida e isso não é legal.
As velhas famílias deixarão de existir em breve, esse modelo clássico do patriarca que manda em tudo e tem sempre razão, não estou dizendo que os filhos devam desrespeitar o pai, pelo contrario, estou dizendo que os filhos devem ajudar os pais a gerir a família. Além disso a mulher hoje assumiu uma nova postura na sociedade, o que lhe dá direitos que antes não lhes eram concedido, hoje uma mãe chefe de família é muito normal, não que o homem deve se subordinar a mulher, não é isso, o que precisa é que todos vejam os outros membros da família em pé de igualdade, pai e mãe deve ter o mesmo valor na educação de um filho, e o filho aos poucos vai ganhando sua parte de responsabilidades, não é mais “manda quem pode e obedece quem tem juízo” hoje tudo deve ser vivido na base do respeito mutuo.
Educar uma criança hoje não é tarefa fácil, então não assuma essa tarefa se você acha que não está preparado, porque uma criança não é nenhum brinquedo que depois de enjoar é só tirar a pilha e encostar num canto, uma criança é uma jóia preciosa demais para ficar jogada no mundo. Portanto antes de criticar um casal que não tenha filhos, pense bem em quantos casais tem filhos e os maltratam. É melhor que uma criança não nasça do que uma criança que viva “sem vida”.


A imagem de hoje foi retirada do site da época, que tem ainda uma ótima reportagem sobre este assunto, quem tiver um tempinho dê uma lida nele para refletir um pouco mais.

revistaepoca.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Analder © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting