Pages

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O que é IMAX?


Afinal de contas, o que é este IMAX que o Analder tanto fala?
Com certeza esta é uma pergunta que já passou pela cabeça de muitos leitores do meu blog. Tudo começou quando escrevi um post sobre o Maior Cinema 360º do mundo, se quiser ler clique aqui, foi nele que descobri uma tecnologia chamada IMAX, depois disso fiquei louco e disse que não poderia morrer sem ver um filme em IMAX, problema foi resolvido e se você quiser poderá ler sobre minha primeira experiência IMAX, clicando aqui. Se você pesquisar no Oráculo a palavra IMAX verá uma série de artigos a respeito desta tecnologia, eu estava prometendo falar sobre o IMAX a muito tempo, mas quase sempre mudo de assunto e nunca sai um artigo sobre o IMAX, então vamos lá.
Primeira coisa que você precisa saber, IMAX só é interessante se você for apaixonado por Cinema como eu, se você é destes que compram filmes piratas ou baixam da internet simplesmente porque é mais barato, pode parar por aqui IMAX não te interessa. Digo isso porque o grande barato do IMAX é a qualidade visual, e quem curte filme pirata nem sabe o que é isso.
A primeira grande diferença entre um cinema IMAX e o tradicional é sem duvida nenhuma o tamanho da tela, em geral uma tela IMAX tem 16x22m você consegue imaginar o que é isso? Basta saber que a tela tradicional tem em geral  5x12m, ou seja, a tela IMAX tem nada mais nada menos que o triplo de altura de uma tela comum, e o quase o dobro de comprimento, neste momento você com certeza deve estar se fazendo aquela pergunta, “e daí, só porque é maior?”. Não, na verdade vai muito além disso, estou falando de resolução, uma projeção IMAX pode chegar a 10.000 x7.000 pixels, consegue ter idéia do que isso quer dizer? Uma projeção comum tem resolução de 2.048 x 1.080 pixels, bom se ainda sim você não consegue saber qual a vantagem de ver um filme em IMAX, deixa pra lá, qualidade de imagem não é o seu forte.
As telas dos cinemas IMAX em geral tem uma leve curvatura, isso ajuda no processo chamado de imersão, ou seja, como se você estivesse dentro do filme, dependendo a posição em que você se sentar diante da tela você conseguirá não ver as bordas da tela, e isso com certeza é estar dentro do filme.
Ao lado uma imagem para poder ter uma pequena idéia de como funciona a projeção em IMAX.
Há também as chamadas cúpulas IMAX, que diferentes do cinema tem a tela de projeção hemisférica, e neste tipo de cinema a projeção feita no alto, de forma que o espectador assiste ao filme quase que deitado.
O formato de um filme em IMAX também é diferente, enquanto nos filmes comuns o filme é de 35mm no IMAX o filme é de 75mm, mais que o dobro, e é ai que começa entrar no grande problema do IMAX, o preço, o formato diferente do filme, e diga-se de passagem, este formato diferente torna-se muito pesado, ou seja, o projetor também terá que ser diferente do comum para aguentar tanto peso.
Outro problema que eleva o custo de um filme IMAX é a produção, não dá pra pensar que fazer um filme destes é tão simples quanto um filme comum, para se ter idéia, a câmera para filmagens em IMAX pesa mais de 100kg, contra aproximadamente 20Kg de uma câmera comum, ou seja, serão necessários todos os equipamentos especialmente preparados para a filmagem, além disso há ainda um outro inconveniente, o barulho, a câmera IMAX é extremamente barulhenta. Ao lado você pode ver uma imagem de uma câmera IMAX.
Devido a estes problemas, até pouco tempo os filmes produzidos em IMAX ficavam restritos a documentários que eram exibidos em museus pelo mundo, inclusive os projetores IMAX ficavam restritos a estes lugares, mas com o novo impulso do cinema, o IMAX virou realidade, e hoje se espalha mundo a fora, a idéia é tornar a experiência do cinema cada vez melhor, evitando assim a pirataria, afinal de contas, você jamais vai ter uma experiência IMAX com filmes piratas, a sensação é realmente única, o show de detalhes oferecidos pela projeção é algo espetacular.
Hoje no Brasil existem duas salas com projeção IMAX, uma em São Paulo, no Espaço Unibanco no Shopping Bourbon e a outra em Curitiba no Palladium Shopping.
Hoje o ingresso para meio de semana para o filme “A Lenda dos Guardiões” sai por R$ 30,00 no Palladium em Curitiba e R$ 34,00 no Espaço Unibanco, no Bourbon em São Paulo.
Só para ter idéia de custos, o orçamento do IMAX do espaço Unibanco foi de 6 milhões de reais para construção da sala e compra dos equipamentos, e é isso que torna o ingresso de um cinema IMAX tão caro, mas devo confessar que vale cada centavo pago.
Minha experiência foi no Bourbon, e gostaria de dar uma dica para quem pretende ir assistir, compre o ingresso com antecedência, para não ficar sem lugar depois, além disso os ingressos são numerados, e se você comprar com antecedência, poderá escolher os melhores lugares, quando fui sentei na ultima fileira, mas aconselho a pegar uma poltrona no meio, nas fileiras do meio.

Um comentário:

  1. muito legal sua descrição do imax, acho que mesmo assim deveria existir mais salas dessa pelo brasil á fora e mesmo em São Paulo, para que o preço abaixe e possamos desfrutar mais dessa tecnologia

    ResponderExcluir

 
Analder © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting