Pages

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

RIC Começará a ser expedido no Brasil



O novo documento do brasileiro, o RIC (Registro de Identidade Civil), começará a ser expedido no Brasil ainda em 2010.
O RIC será nosso novo documento de identidade, equipado com dois chips, o documento armazenará informações pessoais, e substituirá o atual RG que é emitido por estado, o RIC será um cadastro nacional, evitando assim que uma pessoa possa ter mais de um Registro, como ocorre atualmente, hoje uma pessoa pode tirar até 27 RGs, sendo um em cada estado.
O novo documento terá uma sequência de 10 dígitos, o que quer dizer que por enquanto é só mais um número que teremos que decorar, mas a medida que o tempo passe ele irá substituir de vez o atual RG e trará guardado em seus dois chips todas as nossas informações, inclusive os números de outros documentos, como carteira de trabalho, CPF, etc. Tais números também estarão impressos no documento, de forma que quando for necessário cópias dos documentos não serão mais necessário cópias de um monte de documento, bastará apenas do RIC.
O RIC será feito em policarbonato, mesmo material utilizado na confecção de cartões de créditos, e terá dois chips, onde ficarão armazenadas informações pessoais, além dos números de documentos ditos anteriormente, também será armazenado dados como endereço, altura, cor dos olhos, as digitais, entre outros.
Em suma, o projeto do RIC busca unificar todos os documentos, logo não será mais necessário carregar um monte de documentos, bastará portar apenas o RIC. Outra grande vantagem do RIC é que por ser um cadastro nacional, você poderá retirar uma segunda via com facilidade em qualquer estado da federação.
A expedição do RIC começará pelo Distrito Federa e pelos estados da Bahia e Rio de Janeiro, além destes estados, outros quatro municípios nos estados de Goiás, Tocantins, Rio Grande do Norte e Pernambuco, a escolha dos estados foram feitas baseadas no projeto de cada estado e levando em consideração os sistemas utilizados para identificação, já que cada estado terá liberdade para escolher o seu. As cidades de outros estados foram escolhidas baseada no cadastro feito pela justiça eleitoral, onde já foi realizado um cadastramento biométrico dos moradores desta cidade para as eleições de 2010.
A meta é atingir 100 milhões de RICs ainda este ano.
O novo cartão trará em um dos seus chips uma tecnologia chamada RFID, um tipo de identificação por radiofrequência, ou seja, ao passar por um equipamento que consiga ler esses dados, sua identidade poderá ser lida por este equipamento. Outra tecnologia que estará presente no novo documento é o certificado digital que garantirá ainda mais segurança ao documento.
E então quando será que o RIC chegará a São Paulo? Bom por enquanto ainda não temos uma data, mas o projeto prevê a substituição das atuais identidades pelo RIC em 9 anos, enfim, em breve deveremos estar com nossos Registros Únicos na mão, vamos aguardar!

Confira abaixo as novidades do Registro de Identificação Civil o RIC:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Analder © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting