Pages

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Dia Mundial de Combate a AIDS


Amanhã é o Dia Mundial de Combate a AIDS!
Desde 1987 o dia 1º de Dezembro é comemorado como do Dia Mundial de Combate a AIDS!
A AIDS é talvez o maior terror de todos os tempos, ela é na verdade uma deficiência do sistema imunológico, provocada pelo vírus HIV, este vírus reduz as forças do nosso organismo, que impossibilitado de lutar, se entrega a doenças das mais frágeis.
A boa noticia é que o número de mortos em decorrência da AIDS vem caindo ano a ano, isso se deve a grande ajuda das pesquisas em remédios, que vem possibilitando ao infectado viver mais, e melhor, mas a conscientização também é uma grande aliada nesta batalha, a pouco tempo, o infectado pelo vírus era excluído da sociedade, como se ele restasse apenas morrer, hoje sabe-se que há chances, e que portanto devemos conviver com essas pessoas, conscientes de que a transmissão não se da simplesmente pelo convivo com a pessoa, hoje felizmente muitos tabus foram vencidos neste sentido.
A AIDS deixou a muito tempo de ser uma doença de homossexuais, até bem pouco tempo a maioria das pessoas acreditavam que esta doença atingiam apenas aos gays, até que pesquisas mostrassem que pessoas casadas vinha subindo no índice dos infectados, hoje sabe-se que a AIDS não escolhe condição sexual, não escolhe idade, não escolhe cor, não escolhe religião, todos nós, se não nos cuidarmos poderemos ser vitima dela.
Hoje devemos estar todos cientes do mal, devemos estar cientes de que a doença não fica estampada na cara de ninguém, e que um rostinho bonito ou um corpo saudável também podem portar o vírus, sabendo então que estamos numa sociedade onde o sexo está presente na vida de todos, é preciso saber prevenir, afinal saber que hoje se vive mais com vírus, não quer dizer que pegar o vírus não é mais algo tão assustador, é preciso ter consciência de que conviver com o vírus não é fácil, e que estes remédios que ajudam o prolongamento da vida são fortes.
Vamos todos viver nossa vida em plenitude,  e cuidar sempre para que o pior não aconteça, camisinha sempre! 


segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A Guerra ao Tráfico



Até parecia as gravações de Tropa de Elite 3, na última semana a policia do Rio armou uma mega operação que vai entrar para história não só do Rio de Janeiro, como do Brasil, o dia em que a policia venceu.
As principais polícias do Rio e a Federal, entre elas o BOPE, famosa pelo filme Tropa de Elite, se uniram para lutar contra o tráfico de drogas, e entraram numa das áreas de mais difícil acesso aos policiais, o complexo de favelas do alemão, vasculharam casa a casa a procura de traficantes, drogas e armas, e conseguiram fazer com esta operação uma mega limpeza. É clao que não dá pra afirmar que a limpeza foi total, é possível que ainda haja escondido nas favelas alguns homens do tráfico, mas as prisões realizadas já mostram que desta vez a polícia venceu.
Ver os blindados subindo o morro foi com certeza uma cena para sentirmos orgulho, para nós que pouco a pouco perdíamos a crença naqueles que deviam nos defender do crime, tivemos esta semana uma mostra de que nem tudo está perdido, e que  ainda há esperança do crime perder seu espaço.
Ontem na reportagem do fantástico era possível ver no rosto dos policiais, uma certo ar de orgulho, satisfação do dever cumprido, isso porque talvez, muitos deles também já desacreditavam na sua força, mas com  os últimos acontecimentos, ganharam força.
É claro que esta vitória conquistada pelos policiais nessa batalha só foi possível graças a união entre as polícias estaduais do Rio e as Federais, mas não é o que sempre diz, que a união faz a força? Quem sabe este exemplo não se transforme em cotidiano, e as polícias podem se unir cada vez mais para conquistar grandes resultados quanto este da tomada do complexo do Alemão.
Acho que a operação desestruturou totalmente os traficantes, não dá pra afirmar que o tráfico acabou, a batalha apenas começou, agora caberá ao governo do Rio manter os policiais nas favelas até que de fato o trafico tenha sido exterminado de lá, coisa que provavelmente não acontecerá fácil assim.
Mas o fato é que demos o primeiro passo e com certeza agora já sabemos que nossos policiais tem forças para lutar contra o crime.
Como disse um aluno meu na sexta-feira, agora já dá até pra sentir orgulho de ser brasileiro.


[Fotografar - Animais] Sombras


Tá bom, vou confessar, eu fiquei correndo atrás do pavão para conseguir a melhor foto, queria que ele abrisse sua calda para mostrar sua exuberância, mas o único que estava afim de conquistar uma fêmea neste dia, estava em cima da gaiola, de onde não era possível ver bem quando ele abria sua bela calda, ainda sim tirei várias fotos de pavão, e mesmo com toda a beleza do pavão em seu azul brilhante, a foto que mais me impressionou foi essa, onde a cor nem aparece.


sábado, 27 de novembro de 2010

[Fotografar - Animais] O Sono do Justos 2


Como disse em “O sono dos Justos” estas fotos foram tiradas logo depois do almoço, então nada mais justo do que uma boa soneca, nesta foto outro felino, a onça pintada dorme o seu sono de beleza.
A beleza da onça pintada é algo que merece ser observado, preferiria ela acordada assim poderia observar melhor a sua imponência, gosto de vê-las andando, como se soubesse que do lado de cá a tememos.


sexta-feira, 26 de novembro de 2010

[Refletir] – Liberte-se

 
“Por que está guardando tantas coisas inúteis?
Pra que tanta coisa em seus armários, quando seus irmãos estão com os deles vazios?
Distribua aquilo que não está lhe servindo, para que sua alma não fique pesada demais quando se afastar da terra.
O coração do homem está onde esta seu Tesouro.
Se você juntar muitas coisas inúteis, a elas poderá permanecer preso, sem conseguir alçar vôo pra regiões bem aventuradas”
C. Torres Pastorino

Bom, devo confessar que eu não sou a melhor pessoa para escrever uma reflexão sobre este tema, quem me conhece sabe que não gosto de jogar as coisas fora, não consigo me libertar de coisas do passado, não que seja absolutamente apegado a coisas materiais, mas sempre tenho a sensação de que algum dia poderei precisar daquilo para alguma coisa, nunca se sabe não é mesmo.
Mas não devemos ser assim, precisamos aprender a nos libertar daquilo que já não nos serve mais, principalmente quando aquilo pode servir para outra pessoa, muitas vezes aquilo que para nós com o decorrer do tempo perdeu o seu valor, para muitos tem ainda um valor incalculável.
Eu sou a prova viva de que não é fácil abandonar as coisas, principalmente pelas lembranças que isso trás, eu tenho exercitado muito isso, e hoje já consigo abrir mão de algumas coisas, principalmente aquelas coisas que podem ser úteis para os outros, mas ainda não consigo me livrar de algumas coisas, tenho por exemplo inúmeras cartas de mais de 10 anos atrás, do tempo em que ainda mantinha meus amigos por correspondência, mesmo sabendo que nunca mais irei ler as cartas, e em alguns casos nunca mais irei falar novamente com estes amigos, eu não consigo abrir mão daquilo.
Se você tem alguma coisa que não se serve para mais nada, aproveite as proximidades do natal, deixe o clima do natal entrar e você, e faça doações, procure por pessoas que realmente precisa, você pode fazer muitas pessoas felizes, pense nisso!


quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Um Mundo de Escolhas – A Minha Escolha




Eu  nunca havia entendido bem porque é que uma pessoa escolhe algo que ele sabe que não lhe fará bem, na verdade esta é a forma de pensar de todo mundo, o que não compreendemos quando pensamos assim, é que na verdade nem todos tem o mesmo discernimento sobre o que é bom ou ruim, e o que para nós parece ruim, para os outros parece bom, não porque ele procura por algo ruim, é que a vida não lhe deu oportunidades o suficiente para distinguir a sutil diferença entre o bem e o mal.
Até aqui havia me deparado apenas com pessoas que não escolheram, pessoas que tiveram suas condições impostas, nenhum escolha realmente genuína havia sido feita até então, mas este quadro mudou no instante em que conheci André.
Havia acabado de chegar em casa, percebi que havia algo de errado, a porta estava arrombada e lá dentro era possível ouvir algum barulho, fiquei apreensivo, mas minha vida estava tão de cabeça para baixo que resolvi encarar a situação, entrei, fui até o meu quarto e lá estava, um jovem vasculhando todos os cantos do quarto, como se procurasse por algo, fiquei o observado, sem fazer barulho, e ele não notava a minha presença, até que decidi o questionar:

- Está Procurando por alguma coisa?

Ele se assustou, me olhou aflito, percebendo que sua caça acabara ali, sem êxito, fitou me os olhos, e num gesto lento sacou de sua  cintura um revólver, e disse:

- É, acho que encontrei.

Eu havia decidido entrar, quando o mais sensato era chamar a polícia, agora estava com uma arma apontada para mim, não tinha muito o que escolher, sabe aquela história de “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”? Eu tinha uma única arma contra ele, e cá entre nós, não era a melhor, minhas palavras, e dado toda a história que venho contando, eu não conseguia manipular muito bem, mas ainda sim, era a única escolha a ser feita:

- E o que você encontrou tem valor para você?
- Nenhum pouco.
- Então pra que levar?
- Eu não vou levar, eu quero trocar.

Falando isso foi aproximando lentamente, e levantou a arma até encostar na minha testa, eu fiquei aflito, ali estava ela, na minha frente, a morte, fria e perversa, como jamais havia imaginado tê-la que encarar, resolvi entrar no jogo dele:

- E o que você quer em troca?
- Quanto você acha que vale a sua vida?
- Nada que o dinheiro compre.
- Será? E se eu te levar, quanto você acha que sua família me pagaria para ter de volta?
- É bem provável que nada.
- Ninguém é assim tão insensível, você deve valer alguma coisa para alguém, não acha?
- Acho que só pra você.

Nem eu sabia do que estava falando, mas a verdade é que não tinha ninguém para sentir a minha falta, tirando o pessoal do meu trabalho, ninguém notaria minha falta, não sabia o que fazer agora, se lhe contasse que não tinha família, ele me mataria ali, na hora, se não contasse me mataria depois, quando descobrisse, eis então a hora de decidir, morrer agora ou ganhar algumas horas:

- Eu não tenho família.
- E sua esposa, seus filhos?
- Não sou casado, nem nunca fui.
- Seus irmãos?
- Não tenho nenhum, sou filho único.
- Seus pais?

O filme de toda uma vida passava diante dos meus olhos, na verdade eu acho que nunca senti falta dos meus pais como naquele momento, uma vida inteira tentado superar a tragédia, e nunca me dei conta do quanto eles fizeram falta na minha vida.

- Minha mãe morreu num acidade de carro quando eu tinha 10 anos?
- Seu pai?

As cenas voltavam a minha cabeça, como se quisessem me torturar, não pensava nestes momentos desde os meus 12 anos.

- Suicidou-se uma semana depois.

Começou a escorrer uma lágrima dos meus olhos.

 - Está com medo?
- Não, é apenas saudade.

Ele foi se afastando, e abaixando a arma, não conseguia nem imaginar o que passava pela cabeça dele naquele momento, mas acho que de alguma forma eu consegui tocá-lo, ele virou as costas para mim, e perguntou:

- E como você sobreviveu até aqui?
- Após a morte dos meus pais eu fui para um orfanato, vivi lá até meus 17 anos, quando entrei para a faculdade e fui morar no campus, tive uma vida absolutamente normal.
- Como é que você conseguiu?
- Conseguiu o que?
- Não ser igual a mim?
- Eu fui abandonado muito cedo também por meus pais, e vivi num orfanato, mas não tive oportunidades.
- Você não teve ou não as enxergou?

Irado, voltou-se para mim novamente apontado a arma:

- Vai querer me dar lição de moral agora?
- Porque você não abaixa isso?
- Porque vou te matar?
- Não, você não vai.
- Como pode ter tanta certeza assim?
- Você já fez muitas escolhas erradas na vida, não quer fazer mais uma.
- E o que você entende sobre escolhas?
- O suficiente para estar deste lado do quarto.
- Como assim?
- Quem está portando uma arma aqui?

Ele deixou a arma sobre a cama, pegou um porta retrato no criado mudo, ficou observando por alguns minutos, em silêncio, eu, por mais que a razão dizia para fugir daquele quarto, não conseguia arredar os pés dali.

- Como você conseguiu fazer com que a ausência dos seus pais não lhe tornasse uma pessoa ruim, como eu?
- Você não é ruim?
- E quem está deste lado do quarto?
- Isso não te torna ruim.
- Ah! É? E o que me torna ruim então.
- São suas escolhas.

Ele deu uma gargalhada irônica.

- Você não é normal! – disse ele.
- Pense bem, você poderia ter me matado a poucos minutos e decidiu não fazer isso.
- Mas ainda posso fazer.
- Claro que pode, e só você pode escolher isso.
- Meus pais me abandoaram num orfanato porque não me queriam mais, já tinham filhos o suficiente, você acha que isso foi uma escolha minha?
- Isso não, mas todo o restante, ou seja, o que você fez com a escolha deles, foi tudo escolha sua.
- Você diz isso porque seus pais morreram, você não sabe o que é ser abandonado.

Mais um flash veio na minha mente, via a imagem do meu pai naquele dia, era como se pudesse ouvir ele 
pronunciar aquelas palavras, que nunca saíram da minha mente.

- Meu pai se suicidou na minha frente, você acha que isso não é um abandono?

 Continua...

Este é um texto de ficção.

Os outros capitulos da série Um Mundo de Escolhas podem ser encontrados nos links abaixo:
Um Mundo de Escolhas
Um Mundo de Escolhas – A Mulher
Um Mundo de Escolhas – O Homem
Um Mundo de Escolhas - A Criança

Um Mundo de Escolhas - O Homem Que Amava Outro Homem 
Um Mundo de Escolhas – A Minha Escolha
Um Mundo de Escolhas – Essa é minha história
Um Mundo de Escolha – O primeiro Laço Rompido
Um Mundo de Escolha – A Despedida de Mamãe


quarta-feira, 24 de novembro de 2010

[Fotografar - Animais] O Olhar


O Olhar compenetrado do Avestruz nesta foto me deixou feliz por ter tirado esta foto, achei ela mágica, como se estivesse com o pensamento longe.
Me fez lembrar daquelas vezes que ficamos olhando para o nada, ignorando tudo o que ocorre a nossa volta por alguns instantes.


terça-feira, 23 de novembro de 2010

Oráculo: O Tema do Vestibulinho


Eis que venho revelar o que todo mundo estava querendo saber, com um pouco de atraso, é claro, o Tema do Vestibulinho 1º Semestre 2011:

“O Esporte como expressão da Cidadania e a importância dos exercícios físicos para mantermos o equilíbrio do corpo e da mente”

É incrível a quantidade de pessoas que procuraram pelo tema do vestibulinho, antes do vestibulinho, como se realmente fosse a coisa mais fácil de se encontrar no Google. Alguns ainda procuravam por “possíveis temas”, mas houve até quem procurou por “questões e respostas do vestibulinh”. É claro que estou analisando sob a minha ótica, mas existem diversas outras interpretações para estas pesquisas, mas enfim, o tema do vestibulinho não é algo divulgado, mesmo nós do Centro Paula Souza só descobrimos o tema no dia da prova, depois até que os alunos.
Mas o que as pessoas precisam entender é que entender tudo sobre o tema não lhe garante bons resultados no vestibulinho, mesmo o melhor dos esportistas, pode não ir bem no vestibulinho com tema sobre esporte.
Vejamos como exemplo a primeira questão da prova:

Desde outubro de 1996, os Jogos dos Povos Indígenas são realizados, em diversas odalidades, com a participação de etnias de todo o Brasil. Uma dessas modalidades é o arco e flecha em que o atleta tem direito a três lances contra um peixe desenhado num alvo, que fica a 30 metros de distância. Ao preparar o lance, percebe-se que o atleta mira um pouco acima do alvo. Isso se deve à
(A) baixa tecnologia do equipamento, já que não possui sistema de mira adequado.
(B) ação da gravidade que atrai a flecha em direção à Terra.
(C) inadequada percepção do tamanho do alvo, por conta da distância.
(D) rotação da Terra que modifica a trajetória da flecha.
(E) baixa energia potencial armazenada pela corda.

Não precisa entender nada sobre arco e flecha para saber que se aponta a flecha para cima por causa da lei da gravidade, a lei da gravidade é um conteúdo ensinado no ensino médio, e nas aulas de ciências, não de educação física.
As questões das provas do vestibulinho da ETEC são construídas de forma diferente, tanto é que as questões não estão divididas por matérias como português, matemática, ciências etc., elas são divididas por critérios, sendo eles:

  • C1 - aplicar conhecimentos desenvolvidos no ensino fundamental para compreensão da realidade e para resolução de problemas;
  • C2 - analisar criticamente argumentos apresentados nas questões;
  • C3 - avaliar ações e resoluções de acordo com critérios estabelecidos;
  • C4 - reconhecer e relacionar diferentes formas de linguagens, abordagens e técnicas de comunicação e expressão;
  • C5 - interpretar crônicas, poesias, charges, tabelas, gráficos, mapas e outras formas de representação e/ou imagens;

E para quem conseguir uma vaga, pode começar a se acostumar, porque no decorrer da sua vida acadêmica dentro de uma ETEC você será avaliado de forma diferente do que você está acostumado, porque na ETEC o ensino é baseado em Habilidades e Competências, mas isso você só vai entender quando começar, você vai perceber que não há notas de 0 à 10, as menções dentro das ETEC são MB (Muito Bom) quando o aluno demonstra pleno domínio do assunto tratado, superando assim as expectativas, B (Bom) quando o aluno demonstra conhecimento sobre o assunto tratado, conseguindo absorver o que era pretendido, R (Regular) quando a aluno consegui absorver parte considerável do conteúdo e domina pelo menos o necessário, I (Insatisfatório) quando por algum motivo, o desempenho do aluno não atendeu as expectativas, necessitando assim de rever o conteúdo apresentado.

Aos novos membros da família ETEC sejam todos bem vindos, a escola estará de portas abertas para você, e ficaremos muito feliz e fazer parte da sua vida. Bom, mas só no dia 13 conheceremos o nome dos nossos novos familiares, até lá, vale ter esperança, e caso não tenha sido desta vez, não desanime, lembrem-se que a persistência é o caminho do êxito.

Boa Sorte a todos!!!


domingo, 21 de novembro de 2010

Gabarito do Vestibulinho 1º Semestre 2011

Segue abaixo o gabarito oficial do Vestibulinho ETEC 1º Semestre de 2011, para mais informações consulte o gabarito direto do site do Centro Paula Souza, clicando no link abaixo, você também pode ter acesso ao caderno de Questões do Vestibulinho:

Clique:
Gabarito Vestibulinho 1º Semestre 2011 
Caderno de Questões

Abaixo o Gabarito retirado da fonte citada:

1 - B    
2 - D    
3 - B    
4 - C    
5 - C   
6 - B    
7
- D    
8
- E    
9
- A    
10
- A    
11
- D    
12
- A   
13
- A   
14
- E   
15
- B    
16
- D    
17
- B    
18
- E    
19 - E    
20
- D    
21
- B    
22
- B    
23
- D    
24
- E    
25
- E    
26
- B
27
- B
28
- E
29
- A
30
- C
31
- C
32
- A
33
- C
34
- C
35
- A
36
- B
37
- D
38
- B
39
- A
40
- C
41
- A
42
- C
43
- E
44
- D
45
- D
46
- C
47
- D
48
- A
49
- E
50
- C



[Fotografar - Animais] Atrás das Grades


Desde criança sempre cultivei uma profunda admiração pela beleza dos tucanos, talvez porque no bosque da minha cidade havia dezenas deles, a sua mistura de cores é sensacional, seus olhos azuis trás ainda mais beleza ao animal.
Me lembro dos meus passeios por Goiás onde pude observar tucanos ao ar livres, a liberdade dá eles um beleza ainda maior, na verdade creio que a liberdade faz isso com todos, nos deixa felizes, e a felicidade nos trás belezas.
Este da foto infelizmente está atrás das grades, mas tenho certeza que está bem cuidado, o que me deixa triste é pensar que há uma infinidade de animais presos em gaiolas sem nenhum tipo de cuidado digno.
A liberdade é nossa maior riqueza!


sábado, 20 de novembro de 2010

O Segredo dos Seus Olhos


Ando meio afastado dos cinemas, acho que é porque não anda tendo bons lançamentos, já que não tem nada de bom nos cinemas, eu corro para a locadora.
Acabei de assistir a um filme argentino, chamado “O Segredo dos Seus Olhos” o fato de ser argentino já me afastaria dele, mas me lembro vagamente de uma amiga ter dito sobre esse filme, e a descrição da história parecia realmente muito boa, resolvi investir.
De fato o filme superou minhas expectativa, a primeira coisa que pensei quando vi que o filme tinha duas horas de duração, é que não conseguiria assistir até o fim sem dormir, mas não foi assim, o filme é realmente envolvente e te prende, no começo não, ele dá a impressão de que você fez uma péssima escolha, mas a medida que o filme vai se desenrolando você vai ficando louco esperando pelo final, muitas surpresas vão acontecendo durante o filme, o que faz dele um filme empolgante.
O filme conta a história de Benjamin Esposito, um oficial de justiça recém aposentado que resolve escrever um romance baseado em um dos casos que acompanhou durante a sua carreira, Esposito se envolve com o caso muito mais do que desejava, o caso era de uma jovem que foi estuprada e assassinada, deixando seu jovem esposo. Esposito consegue através de fotos identificar  um suspeito, e a partir daí corre a sua procura, e o encontra, ele é preso, mas deixa a prisão muito cedo, mesmo tendo sido condenado a prisão perpetua, tudo isso porque um de seus colegas de trabalho por capricho resolve tirar o assassino da prisão e colocá-lo para trabalhar na prisão. Com o assassino solto, a vida de Esposito muda totalmente, e por causa disso também ele acaba não conseguindo se abrir para a sua amada. Esposito tem que deixar Buenos Aires e sua amada.
O filme começa com o seu retorno, 25 anos depois, disposto a escrever um romance contando sobre a história, Esposito mostra o romance para sua Amanda, já que ela também é personagem desta história, ele também resolve procurar o marido da bela moça assassinada, para saber como está a vida dele 25 anos depois, e é ai que as verdades começam a ganhar forma, ele não gosta da idéia da publicação da história, talvez por medo de desenterrar uma história, cuja verdade estava muito mais além do que todo mundo poderia imaginar.
É um filme empolgante, que vale a pena, eu acabei me empolgando e contando partes importantes do filme, mas que com certeza não vai lhe tirar a vontade de assistir, o desfecho da história realmente vale à pena as duas horas de duração do filme.
Com o filme você irá aprender que as pessoas mudam de roupa, mudam de casa, mudam de vida, mas jamais mudam de paixão.
Assistam, tenho certeza que vão gostar muito. Segue o trailler



Vestibulinho 1º Semestre 2011 - Chegou a Hora


Amanhã é o Grande Dia para muitos interessados em fazer parte da Família ETEC, é o dia do vestibulinho para ingresso no 1º Semestre de 2011.
Muita gente deve estar apreensivo pensando na prova, mas vamos lá, agora é hora de relaxar, não adianta começar a estudar agora, se você ainda não pegou nos livros não vai adiantar correr atrás do prejuízo agora de última hora e se você já vem estudando esse tempo todo, tire o dia de folga, para estar bem relaxado amanhã.
Cuidado com a balada hoje a noite, lembre-se que amanhã você deverá estar inteiro para a prova, então se for sair hoje a noite para curtir a galera, evite chegar tarde em casa, e durma cedo.
Amanhã o aconselhável é chegar pelo menos uma hora antes do término da prova, isso porque imprevistos acontecem, para quem mora em cidades pequenas, como Matão, meia hora de antecedência é suficiente, mas lembre-se, certifique-se onde você irá realizar a sua prova, não é porque você está prestando a prova para a ETEC X que a prova será nesta ETEC, em geral as provas são realizadas em várias escolas, então entre no www.vestibulinhoetec.com.br e confira onde será a sua prova.
Leve uma garrafa de água e uma barra de cereal ou de chocolate, isso ajudará você a relaxar um pouco durante a prova, você poderá sair para ir no banheiro ou tomar água a hora que quiser, mas é sempre bom ter uma garrafa de água do seu lado.
A prova da ETEC exige muita atenção, dedique-se a prova, não faça com pressa, use o máximo de tempo que conseguir, leia os textos com atenção e repita a leitura sempre que julgar necessário.
Durante o período das inscrições até hoje, muitas pessoas pesquisaram no Google sobre o tema do vestibulinho da ETEC para o 1º Semestre de 2011, essa pergunta nem o grande oráculo consegue responder, mesmo nós professores só saberemos no momento em que abrirmos os envelopes no domingo, mas não se preocupe com o tema do vestibulinho, com certeza será algo atual, e não é o domínio pleno do tema do vestibulinho que fará você ir bem na prova, o tema do vestibulinho é apenas para direcionar as questões, as questões não são diretas sobre o tema.
Bom é isso ai, quero desejar uma boa prova a todo mundo amanhã, e se você é de Matão, corre o risco de me ver na Sala, estarei aplicando a prova na própria ETEC de Matão!




sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Festa 2ºH - ETEC


Ontem foi dia de comemoração na ETEC, os alunos do 2H fizeram uma festa para comemorar o aniversário de três professoras aniversariantes do mês, a Ana Cláudia, a Marli e a Priscila. A festa estava super animada, confira abaixo algumas fotos da Festa.
Quero dar os parabéns ás aniversariantes, de desejar muita felicidade!!!

















quinta-feira, 18 de novembro de 2010

[Fotografar - Animais] O Sono dos Justos


Não é todos os dias que você pode admirar o sono de uma majestade.
É claro que fiquei decepcionado, fui ao bosque pensando em tirar altas fotos do leão, e quando cheguei lá o cara estava dormindo, mas tudo bem, todo mundo merece algumas horas de sono, principalmente depois do almoço.


terça-feira, 16 de novembro de 2010

[Fotografar - Animais] Um Passeio no Lago


Ficar olhando os patos nadando no lago é um espetáculo a parte, a foto acima traz uma leveza, um ar de paz, dá até pra dizer que é apaixonante.
Me lembro de ter ficado fotografando os patos procurando a cena perfeita, tiveram várias fotos boas, mas essa me encantou bem mais que as outras.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Um Mundo de Escolhas – O Homem que Amava Outro Homem


Agora era a minha vez de ouvir a sua história, a história dele mudaria totalmente a minha visão de mundo, até então eu estava no meu pequeno mundo acreditando que os problemas que eu encontrara no caminho até então eram os maiores.
Ele já começou indo direto ao ponto, sem enrolação:

- Eu amo outro homem.

Fiquei atônito, não tinha o que responder, eu ainda nem sabia qual era de fato o problema, mas já sabia que não que não queria ouvir, fiquei em silêncio.

- Isso é um problema pra você?

Timidamente eu respondi que não, e para ser sincero não era mesmo, mas eu não estava pronto nem para falar de um amor entre um homem e uma mulher, dirá de dois homens, ele percebeu meu recuo.

- Tudo bem, eu não esperava que você compreendesse mesmo, ninguém compreende mesmo.

Ele disse isso, se virou e foi caminhando, se afastando de mim, eu ainda de costa para ele rebati:

- E você desiste fácil assim?
- Não é questão de desistir, eu só não quero falar sobre algo que você não quer ouvir.
- E quem disse que não quero?
- Está na sua cara.
- E você está tomando a decisão por mim?
- Não é minha intenção.
- Devo lhe confessar que me assustei sim, mas como disse no início, já ouvi tantos problemas, que creio estar ficando mais forte com eles, eu preciso abrir minha mente para tudo, inclusive para aquilo que não compreendo, e o amor é de longe o que menos compreendo na vida.

Sentamos e então ele começou a contar a sua história. Desde criança percebera que era diferente, nunca se interessou por meninas, cresceu e logo na adolescência descobriu do que se tratava, mas muito cedo percebeu também que a sua “escolha” não fora das melhores, tão logo seu pai descobriu ele foi expulso de casa, sendo obrigado a morar no campus da faculdade, onde por causa da sua “escolha” ele se isolou do mundo.
Ele não era capaz de compreender o que estava acontecendo com ele, e ainda durante a faculdade conheceu um rapaz por quem se apaixonou, mantiveram um relacionamento por dois anos, até o final da faculdade.

- Mas o que aconteceu para vocês se separarem assim, se vocês ficaram por tanto tempo juntos.
- Os pais dele descobriu tudo, e o mandou para a Europa, para um curso de aperfeiçoamento.
- E vocês não mantiveram contato durante esse tempo?
- Não, ele simplesmente sumiu da minha vida.
- E isso faz quanto tempo?
- Uns seis anos mais ou menos.
- E porque você está assim, justo hoje, não acredito que tenha ficado assim durante todo este tempo.

Ele então me contou que já havia superado tudo, que seguira sua vida, ainda que nunca tivesse esquecido o seu amado, mas exatamente naquele dia, havia encontrado o seu amado.

- E isso não é bom?
- Não, hoje ele está casado, tem filhos, enfim, formou uma família feliz.
- Isso quer dizer que ele não gostava de você, não o suficiente.
- Eu queria que fosse assim.
- E não é?
- Não, ele confessou ainda me amar muito, que não me esqueceu por nenhum minuto durante todo esse tempo.
- E porque então se casou?
- Ele disse que se cansou de me esperar, disse que desde o primeiro dia que nos afastamos, ele me enviava cartas e mais cartas, sem nenhuma resposta durante o primeiro ano, desistiu, e decidiu eu nunca mais se apaixonaria por um homem, conheceu a esposa, rapidamente se casaram, tiveram filhos....
- E você nunca recebeu as cartas?
- Claro que não, no mínimo o pai dele interceptou as cartas, e nunca nos deu a oportunidade de decidir o que queríamos das nossas vidas.
- E hoje, o que ele diz sobre vocês?
- Que gostaria muito que tivesse sido diferente, mas que hoje não pode decepcionar sua esposa e seus filhos.
- Você o perdeu então?
- É, acho que hoje foi só o ponto final de uma história que talvez nunca tivesse fim, de certa forma, fico aliviado, acho que agora posso abrir meu coração novamente, se é que um dia eu terei coragem para isso novamente.

Essas últimas palavras dele me partiu o coração, ele estava sendo sincero em suas palavras, e eu até então não era capaz de acreditar no amor entre dois homens. De fato ele tinha um problema grande, não o problema de amar outro homem, isso ele já tinha tirado de letra, mas o problema era amar um homem que já tinha uma família, e estava pouco disposto a deixar sua família, mesmo sabendo que sua felicidade estava claramente em outro lugar.

- É tenho que confessar que não tenho solução para o seu problema.
- Ninguém tem, somente ele pode resolver esse problema, mas para resolver este ele iria criar outro, não quero que ele fira ninguém por minha causa.
- É muito nobre de sua parte.
- Sabe, às vezes tempos que pagar um alto preço por causa de escolhas que não fazemos.

Essa última afirmação dele me fez novamente pensar  no “Mundo de Escolha”, de como lá as coisas funcionavam bem, cada um fazia a sua escolha sem interferir na escolha dos olhos, mas aqui no nosso “Mundo” era diferente, as pessoas acham que a sua concepção do mundo é a melhor, não se importam com os outros, o que importa na verdade é somente o bem estar deles.

- Preciso ir agora.
- Desejo-lhe sorte pelo caminho.

Me despedi dele e o vi caminhar lentamente, ao longe observava seu caminhar triste de quem carregava nas costas um mundo cheio de escolhas dos outros.


Este é um texto de ficção.
Os outros capitulos da série podem ser encontrados nos links abaixo:
Um Mundo de Escolhas
Um Mundo de Escolhas – A Mulher
Um Mundo de Escolhas – O Homem
Um Mundo de Escolhas - A Criança



sábado, 13 de novembro de 2010

[Fotografar Animais] O Beija-Flor

 
A natureza é sem dúvidas cheia de grandes surpresas, a série fotografar começa hoje uma pequena série de fotos de animais, todas as fotos foram retiradas no Bosque Municipal de Ribeirão Preto, neste dia eu tirei quase 200 fotos, e dentre elas, selecionei oito para elencar a série “Fotografar Animais”, a série dentro da série, espero que gostem.
O primeiro personagem é um dos mais belos animais que a natureza nos oferece, o beija-flor, com sua agilidade do bater asas, que é algo no mínimo sensacional ele nos impressiona, eu fiquei pelo menos uns 10 minutos atrás deste beija-flor, minha intenção era fotografá-lo no ar, mas infelizmente não tive muito êxito nas outras fotos, esta foi a melhor que consegui dele, quando ele ficou por alguns minutos parados num galho, mas a imagem ainda sim é belíssima.

Tique Nervoso


Para quem já deu risadas com o famoso “Quem Matou Hamã?” Prepare-se, a equipe cinematográfica mais louca de Matão, está de volta, e desta vez eles se superaram, o vídeo trata de um pequeno problema que atinge parte da população mundial, e entre eles um dos membros da referida equipe.
O tique nervoso é definido pelo site Minha Vida, como “um quadro clínico que se caracteriza por gestos ou comportamentos estereotipados, repetitivos e sequênciais, que são realizados de maneira involuntária, muitas vezes imperceptível e que só dão descanso na hora de dormir”. Apesar de ser um problema sério, nossos meninos partiram para o humor para tratar do assunto, afinal de contas, levar tudo a sério às vezes cansa um pouco não é mesmo? O Tique nervoso pode ser um problema sério, e que precisa de tratamento, mas antes procurar pelo tratamento dê umas boas risadas com o vídeo, tenho certeza que vocês vão gostar!
Meninos, parabéns pelo vídeo, show de bola, já estou ansioso pelo próximo!
Cristian obrigado por enviar o link, não deixe de me avisar dos próximos.
Olha o vídeo ai:

 
Outros vídeos da equipe:

Quem matou Hamã?

Quem matou Hamã? - Parte 2

 

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

AC/DC no Excel - Para o Tim

Em 2008 foi lançado um clipe do AC/DC em arquivo do Excel, me lembro que na época achei o máximo um vídeo clipe feito em Excel, me lembro de ter feito o download do arquivo em Excel e guardado, e lá ficou ele por mais dois anos isolado junto com meus arquivos antigos... Eu tenho um sério problema com jogar as coisas fora, inclusive arquivo de computador... Quem me conhece sabe que eu carrego 5 pendrives, um pra cada ano... Ah é, sem contar que no começo do ano, por medo de faltar espaço na minha vida eu comprei um HD externo de 1,5 TB, hoje ainda tenho dele 1Tb livre...
Bom voltado ao AC/DC, neste ano comecei a dar aula para a turma do 2ºI, não havia dado aula para eles no primeiro módulo, e nesta turma conheci o Jean, mas vou chamá-lo de Tim se não ninguém vai saber quem é, Tim é um completo apaixonado pelo AC/DC, quando ele me falou do AC/DC a primeira vez, lembrei-me do tal arquivo, e falei para ele, procurei pelo arquivo na net mas não encontrei, prometi a ele então que iria procurar no meu “armário de dados”, e nunca lembrava disso, hoje eu lembrei, e fui a caça, e não encontrei, pode ser que ele esteja no PC, mas o meu PC está dormindo a meses, para que acordá-lo, voltei a net em busca do arquivo, e cá está. Tim esse é pra você, neste link você terá acesso ao arquivo com o clipe do AC/DC em Excel, e não é vídeo do youtube não, é o arquivo em Excel. Se alguém mais tiver interesse e ver o clip, lembre-se que foi utilizado macro para fazer o vídeo e você precisará habilitar, já que por segurança o Excel bloqueia todas as macros, no 2007 irá  aparecer uma mensagem logo acima a barra de formulas, com aviso de segurança, clique no botão opções e escolha a opção habilitar este conteúdo, depois basta clicar no paly e curtir o clipe.
Tim promessa cumprida!

link do arquivo: http://excel.acdc.com/

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Demanda do Vestibulinho 1º Semestre de 2011

Foi divulgado hoje no site http://www.vestibulinhoetec.com.br/  a demanda para o vestibulinho do 1º Semestre 2011 das Escolas Técnicas do Centro Paula Souza, a demanda pode ser conferida no link acima, escolhendo a cidade onde você se inscreveu, para a ETEC Sylvio de Mattos Carvalho em Matão, a demanda ficou assim:

Curso                                                         Período     Candidatos por Vaga
ELETRÔNICA                                              Noite                2,10
ENFERMAGEM                                           Noite                3,70
ENFERMAGEM                                           Tarde               2,37
ENSINO MÉDIO                                          Manhã             4,71
INFORMÁTICA PARA INTERNET               Manhã             2,43
INFORMÁTICA PARA INTERNET               Tarde              3,23
MECÂNICA                                                 Manhã             1,30
MECÂNICA                                                 Noite               3,28
MECATRÔNICA                                          Noite               3,73
MECATRÔNICA                                         Tarde              1,88



Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Jogos Mortais 7 – O Final 3D

 
Para quem gosta da franquia Jogos Mortais, o 7, anunciado como o final pela distribuição brasileira não deixa a desejar, eu realmente achava que o sexto era a última gota de história que o filme poderia oferecer, e fui surpreendido com o anuncio do 7, que pra ser sincero não pareceu o final não, vale lembrar que este subtítulo, o final foi acrescido pela distribuidora brasileira do filme.
O filme foi lançado em 3D, algo para trazer mais emoção a trama, e tome emoção nisso, devo confessar que ver os pedaços de corpos vindo a seu encontro foi uma experiência nova, e da até pra dizer, nojenta! O filme é de longe o mais perverso de todos, as cenas do filme são pesadas, pesadas demais, os filmes da série Jogos Mortais sempre tiveram um pouco disso, todo mundo sabe que é preciso ter estomago para assisti-lo, mas no sétimo filme, é necessário ainda mais estomago para suportar o filme até o fim, principalmente para quem vai ver em 3D. Cheguei a conclusão de que essa foi a forma que acharam de tornar o filme atrativo, visto que quem conseguiu assistir os 6 filmes anteriores queriam ser surpreendidos, precisavam de algo mais, e tiveram. Não vá assistir o filme se você já não suportou os primeiros, este vai muito mais além.
Quanto a história do filme que eu julgava encerrada no sexto, teve sequência, e sem apelos, sem tornar tudo muito chato, com muitas surpresas até. O filme trás de volta um personagem que esteve em todos os filmes e ninguém o viu, e eu particularmente não senti a falta dele, nunca cheguei a questionar a existência dele, mas após ser revelado dá para pensar na sua importância durante toda a trama.
O filme é cruel, não adianta torcer por ninguém no filme, se o sexto deixou sobreviventes, a idéia do sétimo parece que for exterminar com a idéia de que seja possível sobreviver aos Jogos Mortais, mas fiquem tranqüilos, há sobreviventes, não vou dizer quantos ou quais, mas há.
O filme já inicia impressionando, um triangulo amoroso preso a serras, a mulher que fez dois homens perderem a cabeça agora fará com que um deles perca a vida, eles devem decidir juntos, se querem acabar com ela ou acabar ou se preferem matar um ao outro para ficar com ela, se você ao começar o filme achar isso tenso, espere porque estas cenas são apenas aperitivo.
Eu sou fã de Jogos Mortais, não pelo terror do filme, mas pela filosofia de Jigsaw, tudo bem que é um pouco perversa, mas nos faz refletir sobre o quanto somos mesquinhos às vezes diante da vida, neste ponto o sexto filme é sem dúvidas o melhor, já que nele esta filosofia fica ainda mais clara.
O final de Jogos Mortais 7 ficou obscuro demais para acreditar que ele tenha sido de fato O Final, creio que ainda vem mais pela frente, e este sétimo filme deixou claro que é possível ser diferente, a série Jogos Mortais nunca se tornou repetitiva, e trouxe um sétimo episódio ainda mais eletrizante que os seis filmes ateriores.
Meu conselho? Assista se você tiver estomago, se você é destes Maria Mole que fecham o olho diante de uma gota de sangue você não vai dar conta, eu me contorci o filme todo, tive que desviar de vários pedaços de corpos e gotas de sangue atiradas na tela em 3D, uma amiga que foi comigo acabou fechando os olhos nas cenas mais torturantes do filme, e creio que a grande maioria vai fazer isso, ter passado pelos seis episódios anteriores não garante que você esteja pronto para o sétimo, ah e se possível assista em 3D, e leve um paninho para limpar os respingos de sangue que virão da tela. 
 


sábado, 6 de novembro de 2010

Feliz Aniversário Regiane!

Hoje é aniversário da minha aluno Regiane do 3ºh1, ela diz que está fazendo 22 aninhos, eu vou acreditar porque como todos sabem sou um rapaz inocente que acredita em tudo que me contam.
Regiane é a  aluna mais reclamona que tive em todos os meus 5 anos como professor, mas eu gosto dela mesmo assim, mesmo sabendo que ela comeu todo o bolo de aniversário e não me levou nenhum pedaço, ainda sim eu gosto dela.
Quero então aproveitar este espaço para desejar muitas felicidades a ela, que continue sendo esta pessoa maravilhosa, meio chata de vez enquanto, mas isso faz parte já até me acostumei.
Ah se alguém quiser achar a Regiane no banner do blog é fácil fácil, ela é a verdinha do meio da foto, só tem ela de verde lá!
Regiane, muitos anos de vida!!!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Oráculo – Sonho com pessoas mortas que sobrevivem


Ok, eu não estou louco, esse é de fato o título do Oráculo de hoje “Sonho com pessoas mortas que sobrevivem”. Por mais incoerente que possa parecer, este é o título.
Talvez a pessoa não sobre se expressar, mas vamos lá né, se a pessoa morreu ela não sobreviveu, a coisa é binária.
Mas acho que consigo compreender o que a pessoa quis dizer, na verdade ela sonha com uma pessoa que morreu como se ela ainda estivesse viva, e isso já me aconteceu, nosso cérebro é tão fantástico que consegue criar situações das quais julgamos impossível, mas nosso inconsciente é um terreno tão fértil, que as vezes influenciado pelo nosso consciente nos faz sonhar com coisas boas. É tão bom poder reencontrar como alguém que morreu em sonho, ter aquela impressão de que foi tudo mentira, que tudo não passou de uma conspiração, eu tive um desses este dia.
Sonhos são tão bons, outro dia li que talvez algum dia seja possível gravar nossos sonhos, já pensaram no quanto isso pode ser bom? Ainda me lembro que quando vi a manchete no twitter, Retwittei dizendo: “Que bom, sempre durmo durante meus sonhos”. O pior do sonho é isso, que na maioria das vezes você não lembra de tudo, as vezes não lembra de nada, se pudéssemos saber tudo o que sonhamos encontraríamos talvez, neles respostas para muitas perguntas.
Tão indecifrável quanto os sonhos é sem dúvida a morte, e quando juntamos os dois então temos assuntos para uma longa discussão, quem é que nunca teve pelo menos um sonho relacionado a morte? Pode ser um sonho bom ou um ruim, mas fato é que todos já devem ter passado por isso. Pior que sonhar com alguém que morreu, é sonhar que você morreu. Já acordei várias vezes quase morrendo, e o pior é que nessas situações o corpo se cansa e se estressa tal como se fosse tudo verdade, esse é o nosso indecifrável cérebro, que quanto mais sabemos dele mais ficamos sem saber, suas funções vão muito além do que prevemos.
Para ajudar quem vai ao oráculo para saber sobre sonhos e morte, acessei dois sites que falam sobre significado dos sonhos, não que eu acredite que haja significado nos sonhos, mas enfim, aqui vai:

SIGNIFICADO: Os sonhos deste tipo não anunciam a morte física, só afirmam que alguma coisa morreu, que algo desaparece. Pode se tratar de uma relação, um amor, uma amizade ou simplesmente uma qualidade ou defeito, algo íntimo e pessoal que só nós conhecemos. São estranhíssimas as ocasiões em que podemos perceber a morte física de outra pessoa. Quando isto acontece, não há nenhuma dúvida de que se trata de um processo telepático. Também existe outro tipo de sonhos de morte, o que acontece quando a idade nos faz pressentir sua proximidade. Este sonho demonstra morte, destruição, transformação, traição e maus sucessos. Nada receberá do prometido e esperado; um acaso infeliz lhe trará aborrecimentos. Ver morrer alguém já morto: ganhará questão ou aposta. Ver-se morto: riqueza. Ver uma morte: saúde. O sonho com morte pode significar que se quer terminar algo definitivamente.
(Fonte: http://www.animakut.com/significado-dos-sonhos/sonhar-com/morte)

Morte - Ver morrer alguém já morto: ganhará questão ou aposta.
 Ver-se morto: riqueza. Ver uma morte: saúde.
O sonho com morte pode significar que se quer terminar algo definitivamente.
Quem sonha com isso pode arriscar a sorte no bicho: cachorro.
(Fonte: http://www.sonhosbr.com.br/92/11/significado-dos-sonhos-com-a-letra-M/)
Bom para quem acredita é um prato cheio, então o dia que você sonhar que alguém que morreu está vivo você deve apostar no cachorro que vai ganhar.
Acho que sonhar com morte é tão natural como sonhar com flores, eu entendo que os sonhos é como ver TV, a diferença é que o canal não é você quem escolhe, ele é aleatório.
Bons Sonhos!


 
Analder © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting