Pages

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A Morte do Orkut


Hoje, vivendo em uma sociedade informatizada, não ter uma vida virtual é algo quase impossível, o fácil acesso a internet tornou o mundo pequeno. Com a ajuda das redes sociais, como Orkut e Facebook, que deram o início a uma era que mudou radicalmente o comportamento das pessoas na internet, as pessoas passaram a se socializar usando a grande rede, hoje por exemplo,  viver sem uma rede social na internet é algo impossível, quem é que não tem o um Orkut, um twitter, um facebook ou qualquer outra rede do tipo?
Mas você já parou para pensar que algumas delas, como o Orkut já perderam a sua essência faz tempo?
Eu por exemplo, entrei no Orkut quando era preciso receber um convite para poder entrar na rede, hoje qualquer um pode fazer a sua conta, a coisa foi se banalizando, e perdendo a sua graça, mudou totalmente a cara, primeiro com o lançamento dos aplicativos, nesta época a rede deixou de ser uma rede de relacionamento para se tornar uma espécie de portal de jogos.
Pare pra pensar, quantas vezes você entra em uma comunidade para debater em um fórum alguma coisa do seu interesse? E sabe porque você não faz mais isso? Por falta de tempo, porque parte do tempo que você tem para o Orkut é hoje utilizando em aplicativos.
Para mim a morte do Orkut se deu quando eles permitiram que uma pessoa enviasse um mesmo recado para várias pessoas, antes isso era possível através de outros sites, o que desestimulava as pessoas a fazerem isso, hoje, com essa facilidade, sua página de scraps virou terra de ninguém, é impossível acompanhar seus recados decentemente. Hoje quase não acesso meu Orkut, e quando o faço, faço apenas por algum interesse alheio ao Orkut, nem meus recados eu gosto mais de ler.
Para muitos o Orkut é sensacional, mas quem pensa assim é porque gosta dos aplicativos, essencialmente os jogos, que você poderia encontrar em outros locais se tivesse um pouco mais de paciência.
Digo portanto que o Orkut morreu, porque sua essência morreu, não dá mais para chamar aquilo de rede de relacionamento, é tedioso abrir o Orkut hoje, nas atualizações por exemplo, se seu amigo fez um ponto em algum jogo aparece lá, como se de fato isso lhe interessasse, mas daí vem a pergunta, porque é que vou querer saber que meu amigo mudou de nível num jogo? Não muda minha relação com ele, não me interessa saber disso, é como se seu amigo te ligasse toda vez para avisar que marcou um gol na pelada de fim de semana, não faz sentido.
É claro que outras redes sociais parecem ir para o mesmo caminho do Orkut, acho que já está na hora de aparecer algo novo que revolucione novamente a internet, porque já está chato, algo que faça hoje, o que o Orkut fez quando foi lançado.
Será que alguém tem alguma idéia?
Vamos enterrar de vez o Orkut? O meu por enquanto ficará lá agonizando, pelo menos para lembrar que um dia eu gostava daquilo, e que um dia aquilo foi realmente bom! Eu como gosto de guardar as coisas, mesmo na vida virtual, vou guardar meu usuário do Orkut por mais um tempo, antes de jogar a pá de cal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Analder © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting