Pages

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Eu Contra o Meu Monstro do TCC – Agora Pós-Graduado


Quem acompanha o blog há algum tempo deve estar lembrado das narrativas da épica batalha dos meus heróis contra o Monstro do TCC, enquanto eu preparava meus heróis para a batalha final contra o Monstro do TCC eu também estava na verdade me preparando para a minha batalha.
Na verdade chamar o TCC de monstro é com certeza um exagero, mas dado o medo que ele provoca nas pessoas, acho que este é o melhor apelido que eu poderia dar ao TCC, mas eu particularmente não o acho um monstro de verdade, o Trabalho de Conclusão de Curso é na verdade uma oportunidade única de aprendizagem, e por isso temos que partir para essa batalha com o coração aberto, e principalmente com disposição.
Este semestre não tenho heróis na luta contra o Mostro do TCC, tenho apenas os candidatos a heróis, que neste momento estão ainda conhecendo o terreno da batalha.
Ontem, 14 de setembro foi a minha vez de apresentar meu trabalho, que na verdade não vejo como monstro, e sim como filho, sempre disse aos meus alunos que o TCC é como um filho, que devemos tratá-lo com muito carinho e nos orgulharmos muito dele, afinal é uma criação nossa.
Ontem então fui a Ribeirão Preto para apresentar meu Artigo “RoboBraille e Outras Tecnologias a Serviço da Inclusão de Deficientes Visuais”, com esta apresentação eu conclui enfim a minha Pós-Graduação em Educação Especial.
Devo confessar que os momentos que anteriores à apresentação foram tensos, quando apresentei minha Monografia para a conclusão da Graduação fui beneficiado pela falta do aluno que deveria apresentar antes de mim, com a falta dele, eu não tive que viver a angustia da espera, não tive os 15 minutos de apreensão que antecede a apresentação, mas em compensação ontem tive que esperar um bocado. Minha apresentação estava marcada para as 20h40, cheguei a Unidade Garibaldi da Barão de Mauá por volta das 20 horas, gosto de chegar mais cedo, sei lá, vai que eu contasse com um novo imprevisto e pudesse antecipar minha apresentação como na graduação.
Mas infelizmente não foi assim, eu era o último de uma série de 4 alunos, quando eu cheguei a segunda ainda estava apresentando, e minha tensão aumentou ainda mais quando ela terminou, e pouco depois a professora veio avisá-la que ela havia reprovado, essas coisas fazem o chão da gente sumir, não que eu não acreditasse no meu trabalho, eu sabia do meu potencial, mas ainda sim, ver a derrota de alguém frente a um desafio desestrutura um pouco a gente.
Logo em seguida entrou a terceira pessoa a apresentar, e ela demorou uma hora, creio que esta foi a hora mais longa da minha vida, pelo lado de fora eu assistia a tudo, sem ouvir, via na cara dela expressões não muito boas, o que aumentava a minha tensão. Assim que ela saiu ela disse que eu poderia entrar, as professoras nem deram a nota dela, mais tarde descobri que as professoras pediu para que ela aguardasse minha apresentação para convesar.
E lá estava eu, na arena, diante do Monstro. Pendurei meu Painel, respirei fundo, e pronto, eu estava pronto. Fui muito feliz, logo no inicio elogiaram meu trabalho, aquelas palavras tiraram um peso enorme das minhas costas, e me deixou a vontade, daí por diante tudo foi bem mais fácil, meu desafio levou pouco mais de 20 minutos, e lá estava o monstro do TCC nocauteado no chão, eu vencera meu desafio, não consegui repetir o 10 da graduação, mas um 9,5 está de bom tamanho, vencer o desafio já estaria de bom tamanho, mas é claro que saber que o trabalho foi digno desta nota me deixou muito feliz, afinal sempre batalhamos pelo melhor.
Gostaria muito de agradecer a minha orientadora a Prof. Me. Cleide Augusto, sem a qual este trabalho com certeza não teria chego ao patamar que chegou, ela sempre esteve pronta pra me ajudar e colaborou muito para a realização do Trabalho.
Agora é seguir em frente, consegui subir mais um degrau na minha vida acadêmica, agora sou pós-graduado!

4 comentários:

  1. Analder, fico muito feliz por vc, e tento buscar forças e me basear em ti...para enfrentar o meu monstro...mas ta dificil!!!

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Gi, fica tranquila que as coisas vao dar certo, o TCC é uma oportunidade única de aprendizagem, e vc deve estar apaixonada por ele para que a coisa possa fluir, caso contrario o monstro ganha força.

    Beijão e obrigado pela visista!

    ResponderExcluir
  3. Ownnn! Que bunitinho! Venceu seu monstro!! hauhsua

    ResponderExcluir
  4. Venci Gabi, estou pronto para outra batalha!!!

    ResponderExcluir

 
Analder © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting