Pages

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Oráculo – Como elogiar uma pessoa no TCC


Como assim? Você deve estar se perguntando, eu também me fiz essa pergunta. Como pode uma pessoa procurar no Google palavras e formas de elogiar alguém?
Elogios devem sem sinceros, devem vir de dentro da gente, a melhor forma de elogiar alguém é sermos honestos com esta pessoa, de nada adianta ter palavras lindas se não haver sinceridade no que se diz.
A melhor forma de elogiar uma pessoa no TCC é mostrar-lhe tudo de bom que o trabalho ofereceu, indicar quais caminhos foram corretos, apontar os acertos.
É claro que para quem está numa banca de TCC nem sempre é fácil, quem está do lado de cá sabe como é estar do lado de lá. Muitas vezes sabemos o quanto a pessoa se esforçou para chegar àquele resultado, muito embora o resultado obtido esteja aquém do resultado esperado, mas ainda assim é possível encontrar pontos positivos em qualquer trabalho.
Na minha última experiência de apresentação de um TCC, que já contei aqui, acabei ficando inseguro para a apresentação simplesmente por ver que as pessoas que se apresentaram antes de mim haviam se saído mal na apresentação, nessas horas a primeira coisa que a gente pensa é que a banca é formada por carrascos, coisa que depois que me apresentei descobri não ser verdade, muitas vezes as pessoas não se dedicam o suficiente e portanto não alcançaram o resultado pretendido. Eu no meu TCC da pós até acho que deveria ter dedicado ainda mais tempo, mas ainda sim, todo o tempo possível eu dediquei a ele, cuidei com carinho de cada pedaço porque sabia da importância dele para mim.
Se você professor procura formas de elogiar seus alunos, sempre comece por apontar os pontos positivos, ainda que eles sejam em menor número do que os positivos, se você começa falando dos pontos negativos, o aluno não vai dar atenção quando você falar dos positivos, ele se sentirá um fracasso, e nós professores temos que evitar fazer com que nossos alunos se sintam derrotados, devemos ser luz, não podemos trilhar o caminho junto com eles, mas devemos ao menos apontar caminhos e lhe dar subsídios para que ele chegue onde quer chegar, o grande desafio de nós professor na verdade mora exatamente ai, hoje, a grande maioria dos alunos não sabem onde querem chegar, e então fica a pergunta, como ser luz na vida de quem prefere a escuridão?

Oráculo é uma série do blog com postagens referente aos termos de pesquisa no Google que trouxeram visitantes ao blog, você pode ler os outros post da série Oráculo clicando no link Abaixo:


A imagem utilizada neste post foi retirada de: http://www.sxc.hu/photo/1195959

3 comentários:

  1. apontar os pontos positivos mesmo que sejam menores que os positivos? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Renato, jamais ria de um semelhante! Tal atitude demonstra pequenez de espírito. Lembre-se de que só os símios tendem a apresentar esse comportamento que, de certa forma é compreensível, já que se trata de humanoides e não seres humanos.

    ResponderExcluir

 
Analder © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting